01 outubro 2012

Marque na agenda

O final da última semana ficou marcado pela divulgação de vários calendários de categorias da FIA, a Federação Internacional de Automobilismo. É claro que alguns dos agendamentos ainda são provisórios, mas já dão uma clara noção de onde passarão cada uma das principais categorias da Federação.

Começando pela Fórmula 1, pelo segundo ano consecutivo foram marcadas 20 provas para uma temporada da categoria, mas apenas uma prova não foi confirmada. O GP da Europa, que acontecia em Valência, na Espanha, deu lugar ao GP de Jersey, que antes vinha sendo chamado de GP das Américas. A prova que está prevista para acontecer na cidade de New Jersey, nos arredores de New York, e aparece no calendário sem confirmação. O segundo GP na terra do Tio Sam vem aparecendo na mídia nas últimas semanas por haver a possibilidade de não acontecer em 2013 e a não confirmação por parte da FIA só coloca mais lenha nesta fogueira. O Brasil novamente encerra a temporada da categoria.

O Mundial de Endurance, o WEC, fez o anúncio de um calendário provisório para a proxima temporada. A categoria que segue para a sua segunda temporada já viu alterações na programação para o próximo campeonato. As 12 horas de Sebring saíram do campeonato e deram espaço para as ainda não confirmadas 6 horas de Austin, no Texas, Estados Unidos. Outra prova que também não esta confirmada é das 6 horas de Xangai. As 6 horas de São Paulo foram adiantas para o dia 24 de agosto, logo depois da prova mais importante do calendário, as 24 horas de Le Mans, nos dias 22 e 23 de junho. A temporada será aberta com as 6 horas de Silverstone.

Um dos campeonatos que chega com maiores novidades é o Mundial de Rali, o WRC. Começando pelas empresas promotoras do campeonato. Desde a quebra da North One Sport, no final de 2011, a categoria seguia sendo diretamente gerida pela FIA. A partir de 2013, a Red Bull Media House e a Sportsman Media serão as responsáveis pela organização e promoção do mundial. O campeonato contará com 13 etapas, sendo que a etapa da Alemanha ainda não tem data e nem confirmação. O campeonato começa no final de semana do dia 20 de janeiro, em Monte Carlo, e termina no dia 17 de novembro com o Rali de Gales, na Inglaterra.

O WTCC, Campeonato Mundial de Carros de Turismo, foi outro campeonato que teve o seu calendário provisório divulgado. De início serão 13 etapas em rodadas duplas, mas destas apenas três estão confirmadas para o ano que vem: Hungria, Áustria e Japão. A etapa de Curitiba inicialmente está marcada para o dia 21 de julho.

O último campeonato da FIA que teve alguma novidade divulgada foi o da Fórmula E, de carros elétricos e que só tem início em 2014. O certame será aberto para construtores, mas ainda terá divulgado uma série de especificações em que os bólidos terão de se encaixar.

Dos campeonatos que não são da FIA, a Moto GP, da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), foi a primeira a divulgar um calendário provisório. Serão 19 etapas, sendo que duas ainda não foram definidas. O campeonato inicia no Catar no dia 31 de março e termina no dia 10 de novembro com a etapa da Comunidade Valenciana. Por sinal, a Espanha é o país que mais vai receber a categoria, serão quatro etapas em território espanhol: GP da Espanha (Jerez), GP da Catalunha (Barcelona), GP de Aragón (Motorland, Aragón) e GP da Comunidade Valenciana (Valência).

Nos Estados Unidos, a Nascar já havia divulgado na última semana um calendário para 2013 sem grandes mudanças em relação ao deste ano. Ontem foi a vez da Fórmula Indy apresentar a sua programação para a próxima temporada. A categoria volta a trazer novidades em seu calendário após um 2012 marcado por cancelamentos e três provas em ovais. O próximo ano promete três rodadas duplas, cinco corridas em ovais e uma premiação extra chamada de Tríplice Coroa. Para o piloto que vencer as provas de Indianápolis, Fontana e a prova que marca o retorno do trioval de Pocono levará um prêmio de US$ 1 milhão pela Tríplice Coroa. A etapa de São Paulo será a quarta da temporada, no dia 5 de maio, antecedendo a tradional 500 milhas de Indianápolis. As rodadas duplas aconteceram todas em circuitos de rua, com uma prova no sábado e outra no domingo. São elas: Detroit, Toronto e Houston. A baixa foi o circuito de Edmonton, no Canadá.

Nenhum comentário: