10 novembro 2012

Aposentadoria do 27

GP Update
Aos 27, Stoner dá o seu adeus a Moto GP
Nos últimos meses, uma notícia andou movimentando o mundo da Moto GP: Casey Stoner irá se aposentar ao final da temporada. Não é que esta hora chegou. No último mês de Maio, o bicampeão da categoria fez o anúncio agitando todo o circo das duas rodas. Na época, Stoner era um dos líderes do campeonato e tinha a possibilidade de emendar um bicampeonato consecutivo e chegar ao seu terceiro título na categoria.

Se decidir não voltar atrás em sua decisão, Casey Stoner ficará com os títulos de 2007, pela Ducati, e o de 2011, pela Honda, tendo nos dois anos desempenhos impecáveis e sempre garantindo o título com tranquilidade.

Atualmente com 27 anos (número que o piloto australiano usou durante boa parte de sua carreira), Stoner liderava o campeonato até sofrer o sério acidente em Indianápolis que o tirou de parte da atual temporada. Ainda assim, o australiano está salvando o seu campeonato tentando encerrar o ano em terceiro na classificação final de todo o campeonato.

O atual dono da moto número 1, alega a insatisfação com a Moto GP que no início deste ano introduziu as motos CRT (de chassi artesanal e motor de fábrica) com o objetivo de baixar os custos da categoria. Esta foi uma das principais críticas feitas pelo atual campeão da categoria ao fazer o anúncio de aposentadoria, já que as motos das equipes que adotaram os equipamentos CRT têm desempenho muito inferior ao das mais rápidas do grid.

Na verdade esta é uma saída mais política que qualquer outra coisa, já que é uma briga que Stoner luta sozinho contra a organização da categoria que, de forma lógica, quer ver mais motos correndo no esvaziado grid da Moto GP.

Eu acho que além de não ter mais prazer em correr na categoria, Stoner desistiu das motos depois que sua filha nasceu. Uma possível ida para corridas de carro seriam mais seguras que as motos, ainda que perigosas. Se Casey Stoner permanecer no mundo da velocidade, este indício será mais do que evidência, caso contrário, o australiano se encheu mesmo de tudo isso e vai viver dos rendimentos do que conquistou até agora.

Nenhum comentário: