19 novembro 2012

F1 – GP dos EUA (3) – Match point salvo

Sutton/GP Update
A vitória de Hamilton só adiu a decisão para o Brasil
Mais uma vez Fernando Alonso salvou o Match Point, fazendo uma relação com o vôlei ou tênis, mas desta vez ele contou com Lewis Hamilton e o jogo de equipe da Ferrari. O time de Maranello rompeu propositalmente o lacre do câmbio do carro de Felipe Massa e fez com que os seus dois pilotos largassem na parte limpa da pista. Estratégia que fez Alonso saltar do sétimo para o quarto lugar. A situação da largada foi diretamente responsável pelo resultado final do espanhol que terminou em terceiro pelo abandono de Mark Webber com problemas no alternador.

A corrida que parecia ser toda de Sebastian Vettel nas primeiras voltas teve uma mudança de parâmetros logo após as dez primeiras voltas. Com o pneu um pouco mais aquecido, mais desgastado e dando um pouco mais de aderência, Lewis Hamilton mostrou que seu carro tinha melhor ritmo de corrida e durante metade da corrida o inglês pressionou Sebastian Vettel. Na volta 43, a ultrapassagem foi inevitável e jogou o alemão para o segundo lugar na corrida. Com Alonso em terceiro, a decisão do campeonato já viria para o Brasil.

Quem também fez boa corrida foi Felipe Massa. O brasileiro que claramente não estava muito feliz com o que a Ferrari fez antes da corrida, ganhou apenas uma posição na largada, mas fez uma corrida com várias ultrapassagens principalmente no início e o seu melhor ritmo foi determinante para ganhar a posição de Kimi Raikkonen na última parada. Massa junto com Jenson Button foram os pilotos que mais fizeram ultrapassagens durante a corrida, com sete cada um. Por outro lado, Bruno Senna não largou bem, perdeu algumas posições e no final das contas terminou na mesma posição que largou, o décimo lugar, uma posição atrás de Pastor Maldonado.


A decisão do campeonato veio para o Brasil. O quarto lugar de qualquer um dos pilotos entrega o terceiro título mundial para Sebastian Vettel, as outras opções são:

- Fernando Alonso tem que vencer e torcer para Sebastian Vettel terminar em 5º ou posição pior. Um 4º lugar de Vettel dá o título para o alemão;
- Fernando Alonso terminando em 2º tem que torcer para Sebastian Vettel terminar em 8º ou pior. Um 7º lugar de Vettel dá o título para o alemão;
- Fernando Alonso terminando em 3º tem que torcer para Sebastian Vettel terminar em 10º ou pior. Um 9º lugar de Vettel dá o título para o alemão;

A situação para Vettel é extremamente confortável, mas o retrospecto dos últimos seis anos é extremamente equilibrado com três vitórias para a Red Bull e outras três para a Ferrari, mas esta situação tem uma ressalva, enquanto as vitórias dos touros vermelhos foram com a dupla atual, as da Ferrari foram com Felipe Massa e Kimi Raikkonen no time. Outra coisa que conta contra o espanhol é que ele nunca venceu em Interlagos, Vettel venceu em 2010.

Para mim, o favorito continua sendo Vettel por todo o desempenho apresentado na reta final e o domínio que o time dos touros vermelhos impôs na pista de Interlagos nos últimos anos. É bem possível que Ferrari/Fernando Alonso consigam uma reação espetacular, como fizeram nas últimas corridas, mas talvez não seja o suficiente para bater o desempenho de Red Bull/Sebastian Vettel.

Outro fator que ajuda Vettel é o foco total que a Red Bull terá no campeonato de pilotos, já que hoje os touros vermelhos garantiram o Campeonato de Construtores com uma etapa de antecipação. A Ferrari ainda disputa o segundo lugar com a McLaren no Campeonato de Construtores e poderá ter isso como distração.

Confira as classificações dos campeonatos de pilotos e construtores:
1) [+0] Sebastian Vettel (ALE) – 273 pts;
2) [+0] Fernando Alonso (ESP) – 260 pts;
3) [+0] Kimi Raikkonen (FIN) – 206 pts;
4) [+1] Lewis Hamilton (ING) – 190 pts;
5) [–1] Mark Webber (AUS) – 167 pts;
6) [+0] Jenson Button (ING) – 163 pts;
7) [+0] Felipe Massa (BRA) – 107 pts;
8) [+1] Romain Grosjean (FRA) – 96 pts;
9) [–1] Nico Rosberg (ALE) – 93 pts;
10) [+0] Sérgio Pérez (MEX) – 66 pts;
11) [+0] Kamui Kobayashi (JAP) – 58 pts;
12) [+0] Nico Hülkenberg (ALE) – 53 pts;
13) [+0] Paul Di Resta (ESC) – 46 pts;
14) [+0] Pastor Maldonado (VEN) – 45 pts;
15) [+0] Michael Schumacher (ALE) – 43 pts;
16) [+0] Bruno Senna (BRA) – 31 pts;
17) [+0] Jean-Éric Vergne (FRA) – 12 pts;
18) [+0] Daniel Ricciardo (AUS) – 10 pts;
19) [+0] Timo Glock (ALE) – 0 pt;
20) [+0] Heiki Kovalainen (FIN) – 0 pt;
21) [+0] Vitaly Petrov (RUS) – 0 pt;
22) [+0] Jérôme D’Ambrosio (BEL) – 0 pt;
23) [+0] Charles Pic (FRA) – 0 pt;
24) [+0] Narain Karthikeyan (IND) – 0 pt;
25) [+0] Pedro De La Rosa (ESP) – 0 pt;

1) [+0] Red Bull - Renault – 440 pts [Campeão];
2) [+0] Ferrari – 367 pts;
2) [+0] McLaren - Mercedes – 353 pts;
4) [+0] Lotus - Renault – 302 pt;
5) [+0] Mercedes – 136 pts;
6) [+0] Sauber – Ferrari – 124 pts;
7) [+0] Force India - Mercedes – 99 pts;
8) [+0] Williams - Renault – 76 pts;
9) [+0] Toro Rosso – Ferrari – 22 pts;
10) [+0] Marussia - Cosworth – 0 pt;
11) [+0] Caterham - Renault – 0 pt;
12) [+0] HRT - Cosworth – 0 pt;

A próxima corrida é o GP do Brasil e acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, em São Paulo, no Brasil.

Nenhum comentário: