A turma de pilotos que irá participar da temporada 2013 da Fórmula 1 já começou a ser fechada e mais da metade das cadeiras já está ocupada. Apenas alguns times têm vagas sobrando ou então que sofrem indefinição sobre qual nome irá ocupa-las. Logo abaixo você confere qual a situação de cada equipe de acordo com a atual classificação no campeonato de construtores de Fórmula 1.
A Red Bull Racing já tem a sua dupla definida para 2013. Sebastian Vettel será novamente o primeiro piloto do time. O alemão que é o queridinho da marca de bebidas energéticas tem contrato até 2015, situação que unida ao fato de ter dois títulos conquistados pelo time o colocam em tal posição. Mark Webber teve o seu contrato renovado para a próxima temporada apenas, com o seu contrato se encerrando ao final de 2013. Essa renovação só aconteceu após o australiano vencer o GP da Inglaterra deste ano, no qual ele brigou durante boa parte da corrida com Fernando Alonso.
Na Scuderia Ferrari a dupla foi definida recentemente. Com contrato fechado até o término da temporada de 2016, Fernando Alonso segue firme, forte e tranquilo no time italiano e focado na briga pelo título desta temporada. Caso completamente diferente de Felipe Massa que garantiu o contrato após grandes atuações nos GP da Itália, Japão e Coreia do Sul. O brasileiro acabou renovando o contrato por apenas mais uma temporada, seguindo o exemplo de Mark Webber na Red Bull, e vê o seu contrato se encerrar ao final do campeonato de 2013.
Em Woking, na sede da McLaren, a dupla de pilotos está definida para algumas temporadas além de 2013. O time inglês não divulgou a extensão de contrato de nenhum de seus pilotos colocando dúvida até quando a equipe seguirá com a mesma dupla. Especula-se Jenson Button tenha um contrato com duração que possa variar entre o encerramento das temporadas de 2014 e 2016, enquanto extensão do acordo com o recém contratado Sérgio Pérez é completamente desconhecido.
O time que surpreendeu a Fórmula 1 e venceu a última etapa do campeonato é o único do Top 5 de Construtores com uma vaga disponível no momento. A Lotus ainda tem que definir qual será o companheiro de Kimi Raikkonen (Contrato para 2013) para a próxima temporada. O francês Romain Grosjean, atual piloto titular do time, e o belga Jérôme D'Ambrosio, atual reserva, são os principais nomes na briga para ocupar a segunda vaga do time em 2013. O francês é o favorito, mas tem contra ele as punições e o envolvimento em diversos acidentes desta temporada.
A Mercedes já havia anunciado em novembro de 2011 que Nico Rosberg seguia no time com um contrato para 2013 e além, sem mais definições de duração de contrato, restando definir se Michael Schumacher ainda continuaria pilotando pela montadora alemã. Fato que não aconteceu, já que o heptacampeão anunciou a sua segunda aposentadoria assim que o inglês Lewis Hamilton fechou contrato de três anos (até 2015) com a Mercedes. O time da montadora alemã é o primeiro time de Hamilton depois da saída da McLaren.
Se a Lotus surpreendeu todos em 2012, o quê dizer da Sauber? Com desempenhos memoráveis o time quase venceu na Malásia e conquistou mais dois pódios neste ano elevendo o status de Sérgio Pérez. O time perdeu a sua galinha dos ovos de ouro e trouxe para próxima temporada o alemão Nico Hülkenberg, também com contrato apenas para 2013. Para o segundo cockpit helvético, vários nomes são cotados: Esteban Gutiérrez (MEX), Kamui Kobayashi (JAP), Bruno Senna (BRA), Luiz Razia (BRA) e Heikki Kovalainen (FIN). A vantagem é do mexicano que manteria os patrocínios trazidos por Sérgio Pérez no início de 2011. Todos os outros nomes correm por fora nesta briga já que trariam quantias menos tentadoras, ou então, não contariam com patrocinadores.
A Force India é um dos times que segue sem definição de nomes para ocuparem os seus cockpits no próximo ano. Paul Di Resta está quase garantido no time indiano e é nome quase certo no primeiro carro, mas para o segundo carro da equipe vários nomes são especulados com três encabeçando a longa lista: Adrian Sutil (ALE), Bruno Senna (BRA) e Sebastian Buemi (SUI). Todos estes patrocinados por algumas marcas e trariam uma boa quantia para o time de Vijay Mallya. Correm por fora, com pouco ou nenhum dinheiro: Jaime Alguersuari (ESP), Kamui Kobayashi (JAP), Jules Bianchi (FRA) e Luiz Razia (BRA). A expectativa é que hoje Vijay Mallya faça um anúncio de quem correrá pelo time em 2013.
Assim como a Force India, a Williams segue sem definição de quem corre por lá, mas ao contrário da rival o time tem uma pequena lista. Acredita-se que Pastor Maldonado (VEN) fique, principalmente após a reeleição de Hugo Chávez na presidência da Venezuela. Na segunda vaga a influência de Toto Wolff, diretor do time, pode garantir a presença de Valtteri Bottas (FIN), piloto empresariado por Wolff.
Em Faenza, na Itália, casa da Toro Rosso, a dupla Daniel Ricciardo (AUS) e Jean-Eric Vergne (FRA) garantiu contrato para mais um ano. Segundo a direção da Red Bull, daí pode surgir quem ocupará o segundo cockpit do time principal em 2014.
Na Marrusia, apenas o alemão Timo Glock, com contrato até 2014, esta garantido no time. No segundo cockpit pode continuar acontecendo o rodízio de pilotos que vem acontecendo desde a entrada do time na Fórmula 1 em 2010. O favorito é o reserva do time, o inglês Max Chilton. O atual segundo piloto, o francês Charles Pic, corre por fora na briga para correr no ano que vem.
A Caterham segue sem definição de quem correr por lá em 2013. Basicamente quem tiver dinheiro pega a vaga. Na briga estão os seguintes pilotos: Heikki Kovalainen (FIN), Vitaly Petrov (RUS), Giedo van der Garde (HOL), Charles Pic (FRA) e Bruno Senna (BRA). Nada impede que outro piloto ocupe um destes cockpits.
Para encerrar, a lanterninha HRT tem contrato apenas com o espanhol Pedro De La Rosa até o final do próximo ano. Assim como na Caterham e na Marrussia, quem tiver dinheiro pega a segunda vaga, mesmo assim, alguns nomes são cotados: Narain Karthikeyan (IND), Dani Clos (ESP), Ma Qing Hua (CHI) e Bruno Senna (BRA). Neste caso a possibilidade de outro piloto que surgir com dinheiro e ocupar a vaga é maior, mas algumas revistas apontam que Ma Qing Hua seja o favorito para conduzir o segundo carro da HRT em 2013.
Conforme as vagas forem definidas eu vou atualizando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário