Resta pouco mais de uma hora para começarem os treinos livres para o GP de Abu Dhabi e eu estou acordado, sem pregar o olho.
É galera, a corrida deste final de semana pode deixar Sebastian Vettel em uma situação confortável no campeonato, ou então, recolocar Fernando Alonso novamente na briga pelo título. Se acontecer a primeira opção, a temporada pode se decidir em Austin, nos Estados Unidos, e o Brasil vai ficar no vácuo, já que por causa do Campeonato Brasileiro a corrida não será transmitida ao vivo para nós tupiniquins. E você leitor trate de arranjar um jeito de assistir a corrida de Austin de outra forma, porque o retrospecto é favorável ao alemão. Em três edições de GP da Fórmula 1 no Emirado, duas vitórias dele.
Para a corrida da Marina de Yas, a FIA decidiu, como no último ano, que o DRS será utilizado em dois trechos do traçado árabe, entre as curvas 7 e 8 e entre as curvas 10 e 11. A detecção da diferença entre os carros vai acontecer antes da curva 7 e logo após a curva 9. Em 2011 a escolha da FIA foi acertada pelo estilo de circuito e tem tudo para acertar novamente.
Ainda falando da FIA, o comissário convidado pela Federação é o britânico Derek Warwick. O ex-Fórmula 1 (pela Toleman, Renault, Brabham, Arrows e Lotus), já participou de duas corridas nesta mesma função durante 2012 e distribuiu algumas punições. As corridas foram na Alemanha e no Japão.
Para a corrida no Emirado, a Pirelli decidiu levar os compostos macios (amarelos), os médios (brancos), os intermediários (verdes) e os de chuva (azuis). A preferência dos pneus de pista seca foi pelo dos compostos intermediários no quesito de durabilidade, possivelmente, pela corrida acontecer no final de tarde e início de noite em Abu Dhabi, fazendo com que os pneus tenham uma degradação menor durante a corrida e os treinos.
Mesmo assim, as temperaturas irão variar entre os 21º e os 32ºC durante os três dias de atividade na Marina de Yas. O grande problema para as equipes será usar como referência os treinos livres 1 e 3, já que irão acontecer no início da tarde no horário local. Aqui no Brasil, os horários irão fugir aos habituais do final da madrugada e início da manhã. Confira como ficam a programação de treinos no horários de Brasília:
Treino Livre 1 – Sexta—feira – 7h;
Treino Livre 2 – Sexta-feira – 11h;
Treino Livre 3 – Sábado – 8h;
Classificação – Sábado – 11h;
Corrida – Domingo – 11h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário