30 dezembro 2012

O que surge de novo com 2013

Se 2012 não foi bom para o automobilismo nacional pelo número de “mortes” de categorias, 2013 trás com ele algumas boas novas e três novas categorias surgem no cenário do automobilismo nacional, está certo que uma destas apenas substitui outra que não existirá mais, mas pelo menos o buraco está tapado.

Campeonato Brasileiro de Turismo
O Brasileiro de Turismo vem para nada mais nada menos que substituir a Copa Montana como categoria de base da Stock Car, inclusive o novo campeonato tem o mesmo objetivo dos extintos campeonatos Stock Car B, Stock Car Light etc e que antes ocuparam o mesmo posto: servir de porta de entrada para a categoria principal. Tanto que o novo modelo de Carro de Turismo, com conceito apresentado no exterior, terá muito pouco. O chassi será tubular e produzido pela JL, mesma empresa que fornece os carros para a Stock, e também seguirá modelos de construção parecidos com os carros da categoria principal e também com motor V8.

O formato de corrida não foi divulgado, mas provavelmente será parecido com os já apresentados por Stock Light e Copa Montana. A temporada será formada por oito etapas, todas nas mesmas datas e circuitos em que a Stock Car correr em um fim de semana.

Mitsubishi Lancer Cup
O campeonato da marca japonesa desembarca no país e terá apenas um cenário para todas as suas seis etapas, o circuito de Velo Città, em Mogi Guaçu, estado de São Paulo. O autódromo é de propriedade da Mitsubishi e foi recém inaugurado, inclusive uma etapa teste do campeonato já foi realizada no local em formato de rodada dupla. A questão que segue é se o campeonato seguirá os mesmos moldes da etapa teste. O que se sabe é que apenas gentleman drivers (expressão muito utilizada para pilotos que pagam para correr) participarão e os carros serão alugados para cada participante. Falando no carro, o modelo escolhido é o Mitsubishi Lancer Evo R, modelo que é uma pequena variação do Lancer Evolution X, e bem parecido com o que se vê nas ruas.

Touring Racing Club
Ainda sem formato de corrida e calendários definidos o TRC surge como mais um campeonato de Turismo tendo como modelo único o Subaru WRX 4x4. Espera-se é que o campeonato custe em torno de R$ 20 mil por mês para um piloto participar do novo campeonato.

Agora resta a você escolher o que quer acompanhar em 2013. Feliz Ano Novo para todos! Que o próximo ano seja muito melhor do que foi este.

Nenhum comentário: