23 janeiro 2013

O maior do mundo (2)

No último final de semana acabou o maior rali do mundo. No geral, o Dacar teve algumas surpresas, mas no final das contas os favoritos levaram os títulos em três das quatro categorias, só nos caminhões que apareceu uma zebra, se é que a Kamaz poderia ser considerada uma zebra. Logo abaixo vou dar um resumão do que aconteceu no Dacar.

Motos
Vencedor: Cyril Després (FRA) – 43h24m22s


O francês Cyril Després venceu pela quinta vez a maior competição off-road do mundo, todas na motos. O quinto título não veio com tanta facilidade. Després enfrentou alguns problemas e também recebeu uma punição de 15 minutos na primeira metade da competição e viu o compatriota Olivier Pain pontear durante alguns dias. Após assumir a ponta, Després ainda teve que lidar com a pressão imposta pelo português Ruben Faria e o chileno Francisco "Chaleco" Lopez. Para os padrões do Dacar, o final entre as motos ficou meio apertado, com uma diferença de pouco mais de dez minutos do francês para o piloto lusitano

Carros
Vencedores: STÉPHANE PETERHANSEL (FRA) / Jean Paul Cottret (FRA) – 38h32m39s


Stéphane Peterhansel venceu apenas duas especiais na edição deste ano, mas ainda assim levantou o seu 11º título do Dacar, destes seis foram nas motos e este foi o quinto entre os carros se tornando também o maior vencedor da competição entre os carros. Peterhansel assumiu a ponta logo na segunda especial e seguiu administrando a vantagem durante todo o Dacar. O francês ainda contou com os problemas mecânicos de Carlos Sainz que culminaram no abandono do espanhol antes da primeira metade e também do abandono de Nasser Al-Attiyah já na metade final da competição.

Destaque para os brasileiros Guilherme Spinelli e Yousseff Haddad que vinham se recuperando de um início fraco, quando na oitava especial foram pegos de surpresa por uma chuva que fez o leito seco do rio Tucumán encher e ilhar a dupla. Spinelli e Haddad só chegaram ao destino na manhã seguinte, dia de folga do Dacar. Os danos no carro da dupla foram tantos que logo na especial seguinte ao dia de folga a dupla abandonou por problemas elétricos.



Quadriciclos
Vencedor: Marcos Patronelli (ARG) – 49h42m42s
O nome já está ficando bem conhecido do Dacar. Marcos Patronelli chegou ao seu segundo título do Dacar com tranquilidade. O quarto título da família Patronelli, já que o irmão Alejandro tem outros dois, veio também na base da administração da vantagem. O argentino assumiu a ponta da competição logo na segunda especial e não perdeu mais, mesmo assim, viu a ameaça de Sebastian Husseini (EAU), Ignacio Nicolás Casale (CHI) e Rafal Sonik (POL) ser bem real durante boa parte do Dacar. Uma vantagem que era de quase uma hora despencou para segundos após problemas mecânicos, mas foi sendo recuperada conforme a competição foi avançando até chegar a quase duas horas para Casale no final do rali.

Caminhões
Vencedores: EDUARD NIKOLAEV (RUS) / Sergey Savostin (RUS) / Vladimir Rybakov (RUS) – 39h41m43s
Entre os caminhões o favoritismo e o domínio da primeira metade foram do holandês Gerard De Rooy, mas um sério problema mecânico na nona especial derrubaram o campeão do ano passado e piloto da Iveco para o quarto lugar geral. Com todos os problemas do holandês, o russo Eduard Nikolaev, da Kamaz, assumiu a ponta para não perder mais. O campeão de 2010 usou todo o seu conhecimento da competição para se manter na frente depois de assumir a ponta e ainda abrir uma vantagem de quase 40 minutos para os rivais. Vale citar que a oitava especial foi cancelada para os caminhões pelas condições do tempo na região de Salta e San Miguel de Tucumán.

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