09 janeiro 2013

O maior do mundo



O Rali Dacar teve início no último sábado (5) e já teve quatro estágios realizados desde a sua partida de Lima, no Peru. Lembrando que a maior prova off-road do mundo acaba no próximo dia 18 em Santiago, no Chile, após passar pela Argentina. Após estes quatro dias de Dacar muito aconteceu e vou dar um resumão logo abaixo do que aconteceu em território peruano, já que hoje a competição deixa o Peru e entra em território chileno.

No Peru, O Dacar saiu de Lima seguiu para Pisco, onde aconteceu também o segundo estágio. No terceiro dia de competições os competidores deixaram Pisco e seguiram para Nazca de onde saíram ontem em direção a cidade de Arequipa. Ao todo já foram rodados aproximadamente 1.650 quilômetros entre deslocamentos e trechos cronometrados. Vamos deixar de enrolação e vamos ao que interessa.

Motos
Nas duas rodas, apenas dois pilotos venceram estágios até o momento: Francisco Lopez (CHI) e Joan Barreda Bort (ESP). Lopez liderou a classificação geral após o primeiro dia, Barreda Bort o segundo e mesmo sem vencer, o francês Cyril Després liderou o terceiro dia assumindo o posto de que lhe cabia como favorito, mas alguns problemas na especial de ontem o derrubaram para o terceiro lugar no geral após o quarto estágio. A liderança do rali é do francês Olivier Pain que vinha fazendo provas de recuperação após um fraco primeiro dia, mesmo mantendo uma pequena diferença de tempo para os líderes. O brasileiro Jean de Azevedo vem subindo na classificação desde o primeiro dia e ontem terminou chegou ao 32º lugar no geral.

Quadriciclos
Já em quatro rodas, mas sem qualquer tipo gaiola, o grande nome tem sido o argentino Marcos Patronelli. O campeão da edição de 2010 entre os quadriciclos só não venceu a etapa inaugural vencida pelo peruano Ignácio Flores Seminario, de resto a liderança do hermano na competição só aumenta e já chega aos 14m para o holandês Sebastian Husseini, o terceiro colocado já contabiliza uma desvantagem de pouco mais de uma hora para Patronelli.

Carros
Aqui a disputa é apertada, mas um nome se destaca: Stéphane Peterhansel. O francês venceu a segunda especial, disputada no domingo, e desde então só administra a vantagem. Fora isso Peterhansel ainda contou com uma punição e uma série de problemas enfrentados por Carlos Sainz (ESP). O campeão de 2010 entre os carros, não tem dado sorte desde o segundo dia quando errou o caminho e despencou para o 10º lugar geral e ontem a queda foi ainda maior. O espanhol enfrentou problemas durante a especial e caiu para o 24º lugar no geral. A grande ameaça a liderança de Peterhansel neste momento é Nasser Al-Attiyah. O príncipe do Catar, no sentido literal, e medalhista olímpico venceu as duas últimas especiais e é o segundo colocado com uma diferença de pouco mais de cinco minutos para o francês. Entre os brasileiros o melhor colocado é Guilherme Spinelli em 13º no geral. Ontem o brasileiro terminou a especial em 12º conquistando o seu melhor resultado até o momento. Marco Baumgart Stroczynski ocupa o 37º lugar geral, Bruno Sperancini o 84º e Reinaldo Varella o 92º no geral.

Caminhões
Até ontem a edição de 2013 do Dacar só tinha visto um nome chegar no primeiro lugar: o holandês Gerard de Rooy, da Iveco. De Rooy já abria uma vantagem de quase sete minutos, mas uma prova catastrófica ontem o derrubou para o segundo lugar no geral e viu Ales Loprais (TCH), concorrente da Tatra, assumir a ponta do rali mesmo terminando a especial entre Nazca e Arequipa no sexto lugar, De Rooy terminou a mesma especial em sétimo.

Agora a pouco as primeiras motos iniciaram o trecho cronometrado em direção a cidade de Arica, no Chile. Para as motos e quadriciclos serão 136 quilômetros de deslocamento mais os 274 de trecho cronometrado, totalizando 410 quilômetros entre Arequipa e Arica. Para carros e caminhões serão 337 quilômetros de deslocamento mais outros 172 cronometrados, totalizando 509 quilômetros.

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