14 março 2013

F1 2013 - GP da Austrália (1)

[ATUALIZADO]
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O Albert Park, em Melbourne, Austrália, recebe a primeira etapa do campeonato de 2013 da Fórmula 1. Apesar de receber a categoria há alguns anos, o circuito que abre a temporada é de rua, com pouca aderência em relação aos traçados “fixos” com 16 curvas que variam entre altas e baixas velocidades.

Neste terreno complicado para os times quem tem melhor desempenho de 2009 para cá, ano que o novo regulamento aerodinâmico foi introduzido, os principais nomes são Jenson Button e Sebastian Vettel. O inglês da McLaren conquistou neste período uma pole e três vitórias, enquanto o atual tricampeão tem duas poles e uma vitória. Levando em conta os resultados de 2012, a McLaren sai em vantagem. O time de Woking registrou a pole, a volta mais rápida e venceu a corrida.

Com a intenção de facilitar o trabalho das equipes a Pirelli leva para a Austrália os compostos mais macios de pista seca com diferenças significativas de composição, são eles os supermacios (vermelhos) e macios (amarelos) médios (brancos). Pela primeira vez a montadora escolhe o composto supermacio para a corrida australiana, o composto macio médio já foi usado nos anos anteriores. A escolha da Pirelli foi feita pela alteração promovida que modificou o peso, formato e composição dos calçados da categoria e também por uma postura mais arrojada anunciada no início deste ano. Ao todo serão disponibilizados para cada piloto cinco jogos dos pneus supermacios, seis do macio médio e também quatro jogos dos pneus intermediários e mais três de chuva, fechando 18 jogos de pneus para o final de semana, o que dá um total de 72 pneus por piloto e, pelo menos,1584 unidades neste final de semana. É mole?

Falando em chuva, ela é esperada na região de Melbourne para o sábado e o domingo (Sábado [Chuva – 13ºC e 22ºC] / Domingo [Chuva – 12ºC e 19ºC]). A previsão do tempo aponta clima quente nesta sexta (14 ºC e 25ºC) com sol entre nuvens.

O comissário convidado é o ex-piloto norte-americano Danny Sullivan que tem passagens por na Fórmula 1 (1983) e Cart, onde foi campeão em 1988 e venceu a Indy 500 de 1984. Sullivan também tem um terceiro lugar nas 24 Horas de LeMans de 1994. Danny Sullivan exerceu este mesmo papel na última temporada no GP da Hungria vencido por Lewis Hamilton.

O DRS a partir deste ano terá duas zonas de ativação obrigatórias em todas as corridas da temporada, mas o traçado do Albert Park já teve esta situação na última temporada quando a reta dos boxes e a reta entre as curvas 2 e 3 abrigavam as zonas de abertura da asa traseira móvel. Também como na última temporada, o ponto de detecção está localizado pouco antes da curva 14 do traçado australiano. Lembrando que o DRS poderá ser usado apenas nestes dois trechos em todas as sessões do final de semana e durante a corrida se o piloto passar pelo ponto de detecção com uma diferença para o carro da frente inferior a um (1) segundo, ele poderá abrir a asa nas duas zonas de ativação.

As atividades do GP da Austrália acontecem nas madrugadas, no horário de Brasília, deste final de semana. Confira a programação:
Treino Livre 01 – Quinta-feira – 22h30;
Treino Livre 02 – Sexta-feira – 02h30;
Treino Livre 03 – Sábado – 00h;
Classificação – Sábado – 03h;
Corrida – Domingo – 03h.

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