15 março 2013

F1 2013 – GP da Austrália (2)

Sutton/GP Update
Vettel liderou com folga os dois treinos livres desta sexta-feira
Resultado do Treino Livre 1 - Clique na imagem para ampliar
Resultado do Treino Livre 2 - Clique na imagem para ampliar
Treinos livres realizados e já dá para se ter uma ideia do que pode acontecer na próxima madrugada. O que se pode ver é que a Red Bull começa com um ritmo bem forte, a Ferrari tem um carro muito melhor do que o modelo do ano passado, Mercedes e Lotus chegam juntas das duas anteriores e a McLaren tem um carro difícil de achar um bom acerto. Os ingleses caíram tanto de rendimento que podem não entrar no Q3 e brigar diretamente com Force India e Sauber. A Williams retorna a briga com a Toro Rosso pelo fundão do bloco intermediário, enquanto Caterham e Marussia se digladiam pelas últimas posições com tempos quase cinco segundos mais lentos que os marcados pelos ponteiros.

Antes que alguém diga “Como você pode ter tanta certeza?”, na verdade eu não tenho, eu só comparei as tabelas de tempos dos dois treinos livres desta sexta-feira na Austrália. Certeza mesmo, se tudo isso que eu escrevi acima é realidade nós só vamos ter na próxima madrugada e, principalmente, no decorrer na temporada. Provavelmente esta será a “distribuição” de forças desta primeira parte do campeonato, que eu considero acabar junto com o GP do Bahrein, quarta etapa do mundial, no dia 21 de abril encerrando a “primeira temporada” asiática do ano. Após isto, os times chegam a Europa, onde estão suas sedes, e cada equipe terá mais tempo para desenvolver o seu carro durante o ano.

Mesmo terminando o dia em oitavo, Felipe Massa cravou o segundo melhor tempo da primeira sessão e andou bem nos dois treinos. A escolha de simulação feita para o segundo treino, além do problema no KERS, pode ter sido diferente da feita por Sebastian Vettel, líder dos dois treinos livres.

Lembrando que meia-noite deste sábado começa o terceiro treino livre e a classificação começa às 3h da matina, no horário de Brasília.

Nenhum comentário: