24 março 2013

F1 2013 – GP da Malásia (4) – Vettel vence e arruma confusão

Vitória de Sebastian Vettel no GP da Malásia. Quem não viu a corrida pode até pensar que o alemão dominou de ponta a ponta, já que o atual tricampeão partiu da pole, mas não foi o que aconteceu. Com a largada em pista molhada, o time optou por Vettel parar primeiro para colocar pneus de pista seca e fez com que o alemão perdesse a ponta para o companheiro de equipe que largou muito melhor e saltou para o segundo lugar. Quando o time viu que parar mais cedo não tanta vantagem, a Red Bull segurou mais o australiano mais duas voltas e o recolocou a frente de Vettel.

Lá na metade da corrida, Vettel estava se aproximando de Webber e o alemão logo pediu para passar o companheiro. Os chefes de equipe não deixaram. Vettel desobedeu e fez a ultrapassagem nas voltas finais.

Situação parecida aconteceu na Mercedes, mas Nico Rosberg não ultrapassou Lewis Hamilton. Ambos os prejudicados em suas equipes terminaram com um belo de um bico do tamanho do mundo, mas a situação da Mercedes será mais fácil de administrar do que a da Red Bull. A ultrapassagem de Vettel complicou a vida dos dirigentes rubro taurinos.

Felipe Massa largou mal e ainda contou com um pequeno erro de estratégia da Ferrari. Ainda terminou em quinto, o que lhe garantiu uma posição melhor que a de Fernando Alonso no campeonato. O espanhol abandou na segunda volta após ter um bico quebrado em um toque na traseira de Vettel já na largada.

Agora Vettel é o líder do campeonato e Kimi Raikkonen o segundo no campeonato. Mark Webber o terceiro, Hamilton o quarto e Massa o quinto. Alonso despencou do segundo para o sexto lugar no campeonato.

1) [+2] Red Bull - Renault – 66 pts;
2) [+0] Lotus - Renault – 40 pt;
3) [–2] Ferrari – 40 pts;
4) [+0] Mercedes – 37 pts;
5) [+0] Force India – Mercedes – 10 pts;
6) [+2] Sauber – Ferrari – 4 pts;
7) [–1] McLaren – Mercedes – 4 pts;
8) [–1] Toro Rosso – Ferrari – 1 pt;
9) [+0] Williams – Renault – 0 pt;
10) [+1] Marussia – Cosworth – 0 pt;
11) [–0] Caterham – Renault – 0 pt;

Próxima Corrida: GP da China, em Xangai, entre os dias 12 e 14 de abril.

Nenhum comentário: