O GP da Malásia não foi o estopim, só uma lenha na fogueira da confusão na Red Bull |
A richa entre os dois começou lá no GP da Turquia de 2010, sétima etapa daquela temporada, quando os dois pilotos da Red Bull se tocaram ao disputar a ponta da corrida. O saldo deste toque foi o abandono de Vettel, um terceiro lugar para Webber e uma grande dor de cabeça para Christian Horner, Helmut Marko e todo o resto da direção do time. Esta dor de cabeça só aumentou três corridas depois, curiosamente depois de uma vitória de Webber. O australiano acusou a direção da equipe de favorecer Vettel ao levar uma asa dianteira nova apenas para o alemão. Ao final da corrida, com a vitória e sem nova peça o australiano soltou a seguinte frase: “Nada mal para o segundo piloto, não é mesmo?”
A frase piorou um pouco mais a situação. Os ânimos se acalmaram somente quando as férias chegaram e o campeonato avançou com a dupla na briga pelo título sempre com Webber a frente. O título praticamente apagou a fogueira da confusão que vez ou outra tinha umas faíscas acesas até o GP malaio desta temporada chegar.
Este período de aparente tranquilidade deve-se muito a disparidade de resultados entre os pilotos, neste período foram poucos os momentos em que Vettel e Webber se cruzaram na pista para disputar, quando muito, um terceiro lugar.
Acredito que tenha comentado em outras oportunidades aqui no blog que quando necessário para o time, Mark Webber não correspondia a altura. Esta situação foi mais sentida no final da última temporada quando frequentemente o australiano terminava as corridas atrás de Fernando Alonso e Felipe Massa, resumindo não ajudou em nada a Red Bull.
Agora, em uma situação completamente nova, a direção da Red Bull peca por não apagar o fogo quando ainda é pequeno, como fez a Mercedes com Lewis Hamilton e Nico Rosberg, e tomar uma postura mais firme. Por outro lado, Webber tem razão, naquela altura do GP da Malásia o que ele menos esperava era uma ultrapassagem vinda do companheiro e Vettel só o fez por ser tricampeão e um tricampeão não vai deixar uma situação dessas por menos, vai tentar passar e ganhar como fez.
O resumo da ópera é que cada um tem a sua parcela de culpa, mas os maiores culpados são os chefes do time que não tomam uma postura mais firme com seus pilotos, eles, [chefia do time] e somente eles podem acabar com esta guerra dos touros vermelhos. A tendência daqui para frente é que tudo se acalme, como aconteceu na China, mas qualquer coisa de anormal que aconteça pode fazer com que a trégua possa acabar e toda a guerra volte aos noticiários.
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