11 abril 2013

F1 2013 – GP da China (1)

Clique na imagem para ampliar
Três semanas depois do polêmico GP da Malásia, a Fórmula 1 desembarca em Xangai, na China, para a disputa da terceira etapa desta temporada da categoria. O GP da China vai acontecer em meio a vários incêndios que as equipes tivereram que apagar neste período entre GPs.

A Mercedes logo controlou o seu e fez com que Nico Rosberg e Lewis Hamilton se acertassem novamente após a ordem do time em Sepang. Já a delicada relação entre Sebastian Vettel e Mark Webber na Red Bull chega a Xangai em cima do fio da navalha. A ultrapassagem do alemão sobre o companheiro ainda é motivo de faíscas pelas bandas da fábrica do time em Milton Keynes, na Inglaterra.

Comissário convidado
No meio deste fogo cruzado, quem chega como convidado pela categoria para ser o comissário na terra da Muralha é o inglês Mark Blundell. O ex-piloto teve muita experiência no automobilismo mundial com passagens por McLaren, Tyrrel, Ligier e Brabham na Fórmula 1, fora seus três títulos da Indy e a sua vitória nas 24 Horas de LeMans em 1992 pela Peugeot. Blundell já exerceu este posto no GP da Espanha de 2011.

DRS
Duas zonas de utilização da asa traseira foram selecionadas pela FIA. A primeira já é uma velha conhecida da categoria e está situada na reta oposta, a maior do circuito. A segunda zona de ativação do DRS está situada na reta principal do circuito chinês. Os dois pontos de detecção ficaram colocados na curva antes de cada reta.

Temperatura
Pela primeira vez no ano a chuva não está prevista para o final de semana de Grande Prêmio. Mesmo assim as temperaturas previstas são mais amenas, entre 11º e 22ºC, com entre nuvens durante quase todo o final de semana.

Pneus
Para o GP chinês a Pirelli escolheu uma dupla de compostos bem conhecida do público e das equipes: Macios (amarelos) e Médios (brancos). Esta será a primeira vez nesta temporada que os pneus macios vão para a pista, ao contrário dos médios que já estiveram presentes nos dois finais de semana de GP desta temporada. Os pilotos terão a disposição cinco jogos dos pneus macios, seis jogos dos médios, quatro dos pneus intermediários (verdes) e também mais três jogos dos pneus de chuva (azuis).

Agenda
Pela terceira vez consecutiva, e última neste início de temporada, a corrida acontece na madrugada do horário de Brasília. Se liga aí que a programação de treinos começa daqui algumas horas, 23h.
Treino Livre 01 – Quinta-feira – 23h;
Treino Livre 02 – Sexta-feira – 03h;
Treino Livre 03 – Sábado – 00h;
Classificação – Sábado – 03h;
Corrida – Domingo – 04h.

Nenhum comentário: