Treino bem morno. O consumo excessivo do pneu macio fez com que pilotos e equipes economizassem demais os compostos para classificação e corrida. Neste pouco tempo de pista melhor para Mercedes e Ferrari que demonstraram ter melhor desempenho durante o final de semana. De longe Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Felipe Massa e Fernando Alonso tinham melhores voltas nos treinos livres.
Com os pneus jogando contra, Lewis Hamilton se tornou o segundo piloto a marcar pole nesta temporada, seguido pela surpresa Kimi Raikkonen e por Fernando Alonso. Raikkonen foi surpresa já frequentemente tinha um ritmo inferior ao das Ferraris e Red Bulls.
Felipe Massa admitiu que o carro não teve bom desempenho no terceiro setor da pista, o que fez com que o brasileiro perdesse muito tempo e só conseguisse o quinto lugar.
Sebastian Vettel e Jenson Button sem o mesmo ritmo dos ponteiros deram preferência para a corrida e fizeram o Q3 com o pneu médio. O alemão errou no final da volta rápida e não marcou tempo, enquanto Button fez uma marca pra cima da casa de dois minutos.
Destaque também para o bom ritmo de Daniel Ricciardo que evolui bem durante o final de semana e fechou com o sétimo lugar da classificação.
Mesmo largando mais atrás no grid, a escolha de Vettel e Button parece ser melhor acertada que a dos adversários pelo melhor desempenho do composto médio em relação aos macios. A durabilidade dos pneus médios será um diferencial importante para a corrida e Vettel e Button vão se beneficiar disto mais cedo com um primeiro trecho de corrida bem mais longo que a dos carros que partem a frente. Os sete primeiros só darão entre três e cinco voltas para logo trocar para pneus médios, o suficiente para Vettel e Button abrirem larga vantagem para o resto da corrida.
Confira os tempos da classificação para o GP da China, em Xangai:
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