18 abril 2013

GP do Bahrein (1)

Clique na imagem para ampliar

Ainda sofrendo com protestos relacionados a Primavera Árabe, o Bahrein volta a receber a Fórmula 1 desafiando a opinião de vários governos pelo mundo. Os protestantes tem usado o GP bahrenita como forma de ganhar visibilidade mundial porque a corrida é organizada pela família Real do Bahrein, que é alvo dos protestos do movimento da Primavera Árabe no país, ou seja, a realização da corrida tem ligação direta com quem parte da população quer fora do poder.

A Fórmula 1 desembarca no deserto em meio a uma situação já conhecida, já que os protestos se acontecem a aproximadamente três anos. Na corrida do ano passado o nome do final de semana foi Sebastian Vettel que venceu em um final de semana de hat trick (pole, vitória e melhor volta na corrida).

Comissário convidado
Para a última corrida primeira temporada asiática de 2013 a FIA escalou o finlandês Mika Salo, ex-piloto de vasta experiência no automobilismo internacional. Somente na Fórmula 1, Salo passou por equipes como Tyrrel, Arrows, BAR, Sauber, Toyota e Ferrari, também com passagens pela American LeMans Series, CART e V8 Supercars. A posição de comissário também não é nenhuma novidade para o finlandês, em 2012 ele foi o comissário convidado do GP da Europa que foi vencido por Fernando Alonso.

Punições
Dois pilotos chegam a Sakhir com punições adquiridas na etapa anterior, o GP da China. São eles Mark Webber e Esteban Gutiérrez. O australiano da Red Bull perde três posições no grid, para a corrida enquanto o mexicano da Sauber perde cinco posições no grid. Os dois foram punidos por causarem acidentes durante a última etapa. Webber pelo toque em Jean-Éric Vergne e Gutiérrez por encher a traseira de Adrian Sutil após perder o controle do seu carro no final da reta oposta de Xangai.

DRS
Seguindo os padrões estabelecidos no início da temporada, a FIA mais uma vez definiu duas zonas de ativação do DRS, a asa traseira móvel. Para o GP bahrenita foram escolhidas a reta principal e a reta oposta como locais para a ativação do sistema. Os pontos de detecção estão colocados nas curvas anteriores as respectivas zonas. Lembrando que cada piloto só pode usar o DRS nas zonas estabelecidas e durante a corrida quando estiver a menos de um segundo do carro da frente.

Temperatura
Os pilotos que se preparem porque estão previstas as temperaturas mais altas da temporada até este momento do campeonato. Para o GP do Bahrein estão previstos três dias de sol forte com temperaturas entre 22º e 36ºC ([Sexta – 23º e 34ºC] [Sábado – 23º e 36ºC] [Domingo – 22º e 35º]. Por esta razão que houveram mudanças nos compostos para esta corrida.

Pneus
Inicialmente a Pirelli havia escolhido os compostos macios e duros para o GP do Bahrein, mas após ver o desgaste dos compostos mais duros durante o GP da Malásia e o treino classificatório esvaziado do GP da China, a montadora italiana alterou a alocação de pneus para o GP no autódromo de Sakhir. A Pirelli repete a mesma escalação feita para a Malásia e leva os compostos médios (brancos) e duros (laranjas), além dos intermediários (verdes) e dos de chuva (azuis). Estarão a disposição de cada pilotos para o final de semana 5 jogos do pneu médio, 6 jogos do duro, 4 jogos de pneu intermediário e mais 3 jogos do pneu de chuva. A expectativa é que mesmo com os compostos mais duros o desgaste dos pneus seja bem elevado.

Agenda
Pela primeira vez nesta temporada a corrida não acontece durante a madrugada para nós brasileiros. O treino classificatório começa no início da manhã de sábado, assim como a corrida no domingo. Confira os horários do final de semana do GP do Bahrein:
Treino Livre 01 – Sexta-feira – 04h;
Treino Livre 02 – Sexta-feira – 08h;
Treino Livre 03 – Sábado – 05h;
Classificação – Sábado – 08h;
Corrida – Domingo – 09h.

Nenhum comentário: