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Uma coisa ainda não mudou, na verdade, piorou. A crise financeira do autódromo de Nürburgring que começava a se desenhar em 2011 desde então vem ganhando contornos mais dramáticos para o autódromo e os fãs do automobilismo. Alguns boatos das últimas semana chegaram a dizer que Bernie Eclestone abriu mão da taxa que ele cobra de cada Autódromo do calendário da Fórmula 1 para viabilizar a corrida alemã deste ano em Nürburgring. Fato é que a corrida irá acontecer no tradicional circuito alemão.
Comissário convidado
Para a corrida na Alemanha foi chamado o pentacampeão das 24 Horas de Le Mans, vencedor das 24 Horas de Daytona e duas vezes vencedor das 12 Horas de Sebring, Emanuele Pirro. O italiano correu na Fórmula 1 entre 1989 e 1991 por Benetton e Scuderia Italia. O posto não é novidade para Pirro que exerceu o cargo pela última vez no GP da Itália do ano passado.
DRS
O traçado de Nürburgring não tem muito pontos de ultrapassagem e também não tem retas muito longas, situação que dificulta o trabalho de ganhar posições durante uma corrida. Seguindo a tendência desta temporada, a FIA novamente estabeleceu dois pontos de ativação do DRS (asa traseira móvel). O primeiro está localizado no terceiro setor da pista e começa logo após a curva 11 e termina um pouco antes da chicane das curvas 13 e 14. O ponto de detecção desta zona de ativação está colocado pouco antes da curva 10. A segunda zona de ativação do DRS está situada na reta principal com o ponto de detecção colocado metros antes da curva 15, curva que traz para a reta principal. Espera-se que estes trechos, que já são o de maior velocidade do traçado, possam trazer mais facilidade de ultrapassagem para os pilotos.
Temperatura
Assim como na Inglaterra, são esperadas temperaturas mais amenas na Alemanha com possibilidade de chuva na sexta, com um sol tímido no sábado e as temperaturas ficando um pouco mais altas no domingo. Espera-se uma variação térmica entre os 12º e 25ºC durante o final de semana de GP da Alemanha.
Pneus
Dilema na Inglaterra, eu particularmente espero que a situação vivida pelas equipes seja a mesma ou ainda agravada neste próximo final de semana. A escolha feita pela Pirelli foi a de levar os compostos macios (amarelos) e os médios (brancos) para uma situação normal de corrida. Acontece que na Inglaterra, com os médios e duros, as explosões dos pneus aconteceram sem muita explicação e com compostos mais macios a probabilidade do pneu sofrer algo parecido é maior. Para colaborar, o traçado de Nürburgring também conta com curvas de altíssima velocidade e que geram uma pressão muito grande na estrutura dos calçados da categoria. A Pirelli já anunciou que para corrida na Hungria, etapa seguinte a da Alemanha, haverá algumas alterações nos compostos.
Agenda
Seguindo a programação das corridas na Europa, o GP da Alemanha não difere muito do que vimos nos últimos GPs, com os treinos livres na sexta e no sábado pela manhã. Classificação também no sábado e corrida no Domingo. Confira:
Treino Livre 01 – Sexta-feira – 05h;
Treino Livre 02 – Sexta-feira – 09h;
Treino Livre 03 – Sábado – 06h;
Classificação – Sábado – 09h;
Corrida – Domingo – 09h.
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