04 julho 2013

Mudança de rumos em 2014

Sutton/GP Update
Mark Webber sai da Fórmula 1 em 2014, mas você acha que ele está preocupado com a Red Bull?
Diferente do companheiro de equipe que renovou contrato até 2015, Mark Webber confirmou os rumores que vinham circulando os padocks desde o início do ano e assinou com a Porsche que retorna as provas de Endurance em 2014.

Segundo o piloto australiano, o contrato com a montadora alemã já estava fechado antes do episódio do GP da Malásia, em que o comando da Red Bull ordenou que Sebastian Vettel não ultrapassasse Webber na parte final da corrida e mesmo assim o tricampeão fez a ultrapassagem e venceu a prova.

Na verdade, Mark Webber também retorna as provas de Endurance, já que foi lá que o australiano foi revelado pela Mercedes no final da década de 90, participando também de provas de GT.

A saída estratégica de Webber é por uma razão muito simples: não há equipe no grid com chances de título que o queira como primeiro piloto. O sonho de todo mundo ali no grid da Fórmula 1 é ser campeão, quem falar o contrário está mentindo. Fato! Não é ali que Webber vai encontrar ambiente favorável para isso e este é o motivo de reclamação do piloto australiano desde 2010, quando terminou o campeonato em terceiro após chegar líder aos Emirados Árabes. Ali Webber provou que não tinha tino de campeão. A comprovação veio nos anos seguintes, quando o time mais precisou dele, o australiano não correspondeu frequentemente errando ou cedendo ultrapassagens para adversário importantes.

No Endurance Webber não terá a mesma pressão tão característica da Fórmula 1, mas terá uma fortíssima Audi para derrotar, antes ainda a Toyota que é sempre uma pedra no sapato dos alemães das quatro argolas, mas disso eu falo daqui a pouco.

Mark Webber está na sua 12ª temporada na Fórmula 1 e passou por Minardi (2002), Jaguar (2003-2004), Williams (2005-2006) e encerra na Red Bull onde está desde 2007, sendo o piloto que mais correu pela equipe.

Nenhum comentário: