22 setembro 2013

F1 2013 – GP de Cingapura (3) – Sobrando em tudo

Sutton/GP Update
Tudo indica que o nº1 continua neste carro em 2014
A corrida de Cingapura foi inteiramente dominada por um único nome: Sebastian Vettel. O alemão foi perfeito durante toda a corrida e liderou todas as voltas da corrida, o destaque sobre Vettel é que após as trocas de pneus ele conseguia virar tempos entre dois segundos e três segundos mais rápidos que os adversários. O alemão era tão rápido que terminou a corrida com uma diferença de 32 segundos para Fernando Alonso.

Fernando Alonso e Kimi Raikkonen também merecem destaque. Alonso partiu de sétimo e terminou em segundo e Raikkonen partiu de 13º e terminou em terceiro. Destaque para a estratégia montada pelos dois que anteciparam a parada para o momento em que o safety car entrou na pista e andaram muito tempo com o mesmo pneu duro, pelo menos 50% a mais do tempo que as Mercedes e as Red Bulls. O finlandês ainda chegou ao terceiro lugar com uma bela ultrapassagem por fora em cima de Jenson Button.

O único safety car da corrida foi causado pelo acidente de Daniel Ricciardo na curva que de saída do trecho do estádio. Paul Di Resta também bateu, mas a rápida retirada do carro do local do acidente possibilitou que as voltas finais pudessem acontecer em bandeira verde.

Mark Webber que também havia conseguido escalar o grid e estava em quarto teve problemas no câmbio e abandonou na última volta. O detalhe é que após a corrida ele pegou carona no carro de Fernando Alonso, atitude proibida pela FIA por questões de segurança. O australiano vai perder 10 posições no GP da Coreia do Sul e o espanhol recebeu uma advertência.


No campeonato, Sebastian Vettel não precisa mais vencer para ser campeão, um segundo lugar em cada uma das corridas programadas para o final do ano (Coreia, Japão, Índia, Abu Dhabi, EUA e Brasil) garantem o quarto título consecutivo do alemão. Neste momento são 60 pontos de diferença para o espanhol da Ferrari. A situação pode melhorar dependendo dos resultados que Vettel e Alonso conseguirem na Coreia.


Próxima Corrida: GP da Coreia do Sul, em Yeongam, entre os dias 04 e 06 de outubro.

Nenhum comentário: