19 setembro 2013

GP de Cingapura (1)

Clique na imagem para ampliar
É galera! Acabou a temporada europeia da Fórmula 1 e a segunda temporada asiática começa oficialmente neste final de semana com o noturno GP de Cingapura. "Começando com o pé direito", os organizadores da corrida anunciaram algumas mudanças. A primeira foi feita na sequência de curvas que fica localizada entre as curvas 1 e 4, onde pequenas alterações de traçado foram feitas.

Depois, a maior de todas foi feita na curva 10 onde ficava o travado “Singapore Sling” (pra quem não sabe é a curva que está aos 56 segundos do vídeo abaixo e eu gostava bastante). A sequência de três curvas, ou uma chicane com “três pernas”, será transformada apenas em uma simples curva para a esquerda.



Geralmente a corrida na cidade-estado é uma das mais longas da temporada e sempre muito cheia de acidentes e, consequentemente, de intervenções do safety car. A corrida do ano passado não terminou no número de voltas, mas no tempo limite de corrida de duas horas pela grande quantidade de acidentes durante a corrida.

Comissário convidado
Escalado para os GPs da Malásia e Bélgica desta temporada, o inglês Derek Warwick retorna ao cargo de comissário convidado pela terceira vez somente neste ano. Lembrando que o ex-piloto inglês correu na Fórmula 1 entre 1981 e 1993, participando de 146 GPs, marcando 71 pontos, subindo ao pódio em quatro oportunidades. Warwick correu na categoria por Toleman, Renault, Brabham, Arrows e Lotus.

Punições
Até o momento em que este post foi escrito ainda não haviam sido aplicadas punições para este GP.

DRS
Como tem sido praxe nesta temporada, a FIA escolheu dois pontos para utilização da asa traseira móvel, o DRS. O primeiro é o mesmo que já havia sido escolhido nos anos anteriores, com o ponto de detecção posicionado na curva quatro e a zona de ativação do sistema no longo trecho de aceleração entre as curvas 5 e 7. O segundo ponto de ativação está pouco antes das duas curvas que levam para a reta principal e é bem aí que está o segundo trecho de ativação do DRS.

Temperatura
Quer saber o quê é esperado para este final de semana de corrida noturna? Ela mesma, a chuva. Desde os primeiros anos de corrida em Cingapura ela é esperada, chega a cair, mas sempre antes das atividades de pista da Fórmula 1 e da noite chegar. Nos últimos dias a previsão do tempo mudou bastante, mas a variação de temperatura sempre é a mesma: entre 26ºC e 31ºC. Tanto calor faz com que a chuva caia, mas também que a pista fique seca rapidamente.

Pneus
Diferente dos últimos anos a Pirelli trocou a sua escolha para o GP de Cingapura. Neste ano serão levados os pneus Supermacios (vermelhos) e Médios (brancos), e não os macios como antes. Esta é a terceira vez que esta combinação será utilizada, muito pela modificação dos compostos que neste ano são mais macios que dos anos anteriores. Caso a chuva venha de fato, também estarão a disposição dos pilotos e equipes os compostos intermediários (verde) e os de chuva (azul).

Agenda
Lembrando que a partir de agora as programações dos finais de semana da Fórmula 1 não são as mesmas das corridas na Europa, então fique esperto com os horários e confira:
Treino Livre 01 – Sexta-feira – 07h;
Treino Livre 02 – Sexta-feira – 10h30;
Treino Livre 03 – Sábado – 07h;
Classificação – Sábado – 10h;
Corrida – Domingo – 09h.

Nenhum comentário: