Agora a noite acontece a última corrida da temporada 2013 da Fórmula Indy. O campeonato novamente chega para ser decidido na corrida final no oval de Fontana e com apenas dois pilotos na briga pelo título de campeão. Os candidatos são o neozelandês Scott Dixon e o brasileiro Hélio Castronves.
Toda a decisão do título desta temporada envolve velhas rivalidades da categoria. A maior de todas é a briga entre Ganassi e Penske. Principalmente na metade final desta temporada o ânimos ficaram mais exaltados entre os dois times com lances polêmicos nas etapas de Sonoma e Baltimore. O duo Ganassi/Dixon acusou nas duas etapas que a Penske tenha feito jogo de equipe com Will Power para que Dixon fosse prejudicado com acidentes ou punições.
Em Sonoma foi o atropelamento do mecânico de Power por Dixon no trecho final de prova, que gerou um Drive Through para o neozelandês. Em Baltimore, em um das relargadas Power fechou o neozelandês da corrida de forma infantil, pediu desculpas, mas não diminuiu a chateação de Dixon por estar fora de uma corrida importante no final da temporada.
O novo divisor de águas veio em Houston quando Hélio Castroneves sofreu durante todo o final de semana com problemas de câmbio e terminou em último nas duas corridas da Rodada Dupla. Por outro lado, Dixon venceu a primeira corrida e terminou em segundo na outra corrida e reassumiu a ponta do campeonato.
O acidente de Dario Franchitti, da Ganassi, somado aos péssimos resultados de Castroneves em Houston fizeram os dois times se mobilizarem para a corrida final da temporada. Roger Penske resolveu chamar AJ Allmendinger pela terceira vez nesta temporada e Chip Ganassi trouxe Alex Tagliani para substituir o lesionado Franchitti. Atitudes claramente tomadas para beneficiar os pilotos que estão na briga pelo título.
A vantagem de 25 pontos de Dixon para Castroneves deixa o piloto da Ganassi em uma posição muito confortável para a corrida desta noite. O neozelandês precisa chegar na frente do brasileiro ou de um sétimo lugar para ser campeão sem depender de nenhum resultado do adversário da Penske.
A situação de Hélio Castroneves já é mais complicada. O brasileiro já precisava fazer a pole para aumentar as possibilidades de combinações de resultados para tentar continuar na briga pela taça. A Pole já ficou com Will Power, companheiro de Castroneves na Penske.
As combinações para que o brasileiro seja campeão são as seguintes:
- Hélio Castroneves terminando em 1º e Dixon terminando no máximo no 8º lugar;
- Hélio Castroneves terminando em 2º, liderando o maior número de voltas e Dixon terminando no máximo no 14º lugar;
- Hélio Castroneves terminando em 2º e Dixon terminando no máximo no 16º lugar;
- Hélio Castroneves terminando em 3º, liderando o maior número de voltas e Dixon terminando no máximo no 19º lugar;
- Hélio Castroneves terminando em 3º e Dixon terminando no máximo no 21º lugar;
- Hélio Castroneves terminando em 4º, liderando o maior número de voltas e Dixon terminando no máximo no 22º lugar;
- Hélio Castroneves terminando em 4º (ou 5º, liderando o maior número de voltas) e Dixon terminando no máximo no 24º lugar;
- Se Hélio Castroneves simplesmente chegar em quinto ou em qualquer posição inferior o título fica com Scott Dixon;
Para fechar, das últimas cinco temporadas em quatro o piloto que chegou em segundo no campeonato para a disputa da última etapa, reverteu a situação e tornou-se campeão. Curiosamente a única vez que isso não aconteceu foi justamente quando Dixon e Castroneves disputaram o título em 2008.
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