11 outubro 2013

Lá se foi María

Site oficial de María de Villota
Hoje pela manhã o mundo do automobilismo acordou com a notícia da morte da ex-piloto espanhola María De Villota, aos 33 anos. Ela foi encontrada morta por volta das 7h30, horário local, no quarto do hotel em que estava hospedada na cidade de Sevilha, na Espanha, sem qualquer indício da causa da morte. Não foram encontrados remédios, drogas ou qualquer sinal de violência que possa ter causado a morte de María De Villota.

A espanhola era filha de Emílio De Villota, ex-piloto de Fórmula 1, e também seguiu carreira no automobilismo passando por F3 Espanhola, WTCC, GT Open, F-Superliga até chegar a Fórmula 1 como piloto de testes da Marussia. No time russo, ela sofreu um grave acidente em Julho de 2012 durante teste aerodinâmicos do time no aeroporto de Duxford, na Inglaterra. O acidente fez com que María de Villota perdesse um olho, o olfato e o paladar.

Depois de recuperada, De Villota passou a integrar a Comissão Mundial de Pilotos da FIA, comandada por Emerson Fittipaldi. O bicampeão lamentou a morte da piloto nas redes sociais:

“Hoje é um dia muito triste para o automobilismo mundial, com a morte de Maria de Villota, em Sevilha. Maria era muito talentosa, e chegou a ser selecionada para conduzir os testes da equipe Marussia de Fórmula 1. Numa dessas sessões, infelizmente sofreu um acidente e perdeu uma das vistas, o que a fez desistir muito cedo do esporte a motor.
Mesmo longe das pistas, Maria era uma das representantes femininas na Comissão Mundial de Pilotos da FIA, presidida por mim, e muito ativa em nossas reuniões. Lembro ainda de nosso último encontro, no final de setembro, quando ela colaborou com ideias inovadoras e criativas para defender a posição das mulheres no automobilismo.
Maria vinha de uma família tradicional no mundo das corridas. Seu pai, Emilio de Villota, correu comigo na Fórmula 1 e hoje dirige uma das mais prestigiosas escolas de pilotagem da Europa.
Estamos todos muito tristes com essa notícia. Em nome de todos os membros da Comissão Mundial de Pilotos da FIA, gostaríamos de prestar nosso apoio à família nesta hora tão difícil”
.

A Marussia também se pronunciou sobre a morte da piloto:

“É com grande tristeza que agora a pouco ficamos sabendo do falecimento de María de Villota.
Nossos sentimentos e orações estão com a família e amigos de María neste momento difícil”.

Nenhum comentário: