13 novembro 2013

Destaques do final de semana

Vou ser breve porque o tempo está curto e estou na correria, mas o final de semana teve algumas coisas importantes, bem legais de falar e que não posso simplesmente deixar passar.

F-Truck
A Fórmula Truck passou aqui por Curitiba e fui para o autódromo acompanhar a penúltima etapa desta temporada dos pesos pesados do automobilismo. Tenho que admitir que ver esses bichos de perto correndo na pista e beirando os 200 km/h ainda me impressiona. No quesito esportivo dá para dizer que depois de um início de temporada complicado Felipe Giaffone voltou. O piloto da RM foi o responsável pelo desenvolvimento do caminhão Man, irmão do Volkswagen, na temporada de estreia da marca aqui na América do Sul. Giaffone dominou a classificação, bobeou na largada, mas o equipamento não o decepcionou e ele venceu com relativa tranquilidade aqui em Curitiba.

O mais interessante foi ver como terminou o paulista e Leandro Totti, os dois da RM, em relação aos adversários que terminaram no pódio com relação ao desgaste físico gerado pelos 30ºC que fez por aqui no Domingo. Enquanto os dois chegaram, se secaram e tomaram um copinho de água, Régis Boéssio, Roberval Andrade e Paulo Salustiano terminaram completamente estenuados. O último se retirou da coletiva logo que falou de sua corrida. Para colaborar, Salustiano fez uma microcirurgia na quinta-feira passada e faz a recuperação sem remédios para não cair no exame anti-doping. Situação que impressionou a imprensa e os pilotos.

Agora quatro pilotos seguem na briga do caneco: Beto Monteiro, Boessio, Giaffone e Totti. Monteiro ainda vai passar por um julgamento de um efeito suspensivo por uma briga que ele e Roberval Andrade criaram no pódio da etapa da Argentina da Truck, situação que pode tirar a dupla da última corrida do ano e deixar o caminho aberto para os outros adversários.

WEC
Na China, a Audi virou uma corrida perdida de forma espetacular para cima da Toyota e venceu com o trio André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer as 6 Horas de Xangai, penúltima etapa do campeonato, mesmo assim a festa foi do outro trio da montadora das quatro argolas. Com o terceiro lugar na corrida, Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval garantiram o título do WEC com uma etapa de antecipação.

Stock Car
Thiago Camilo venceu em Brasília, contou com os percalços dos adversários no campeonato e assumiu a ponta do campeonato restando uma etapa para o final da temporada. O paulista que largou do sexto lugar e usou a estratégia para passar o pole Sérgio Jimenez nos boxes. O campeonato segue com quatro pilotos na briga direta pelo título. Além de Camilo, Daniel Serra, Ricardo Maurício e Cacá Bueno são os pilotos que tem maiores chances de levantar o caneco em Interlagos no dia 15 de dezembro.

Nascar
Na terra do Tio Sam Jimmie Johnson colocou a mão no caneco. O pentacampeão terminou a etapa de Phoenix em terceiro e ainda viu Matt Kenseth ter vários problemas durante a corrida e fechar a etapa no modesto 23º lugar com uma volta de atraso. Kevin Harvick venceu na falta de combustível de Carl Edwards que liderava a prova até as voltas finais. A decisão acontece neste domingo em Homestead e Johnson tem uma vantagem de 28 pontos para Kenseth.

Moto GP
Marc Márquez fez história neste domingo e tornou-se o campeão mais jovem da história da Moto GP e na temporada de estreia na categoria principal. O espanhol de 20 anos não entrou no jogo de Jorge Lorenzo, que diminuiu o ritmo mesmo na liderança da corrida para induzir Márquez ao erro, e não brigou com Daniel Pedrosa pelo segundo lugar para terminar em terceiro em Valência com a tabela de classificação em baixo do braço e fazer o suficiente para erguer o caneco de campeão. Grande temporada do jovem espanhol da Honda que entrou para o hall dos grandes nomes da categoria.

Nenhum comentário: