Facebook Williams F1 Team
A notícia tornou-se oficial no início da tarde de segunda-feira aqui no Brasil: Felipe Massa e Valtteri Bottas serão os pilotos da Williams na próxima temporada. Felipe Massa será o sexto brasileiro a passar pelo time Grove, antes dele Nelson Piquet, Ayrton Senna, Antonio Pizzonia, Rubens Barrichello e Bruno Senna. Destes cinco pilotos, apenas Piquet venceu pelo time inglês chegando a conquistar o título da temporada de 1987, o último dos três na Fórmula 1.
Nem Williams e nem Felipe Massa passam pelo melhor de seus momentos. Enquanto o time é apenas o nono colocado no Mundial de Construtores, Massa ocupa o oitavo lugar no Campeonato de Pilotos com uma desvantagem de 111 pontos para o companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, que é o segundo no campeonato. Até que o final de temporada do brasileiro tem sido um pouco melhor que a primeira metade do ano, com várias classificações para as corridas muito fortes, só que os resultados dos treinos que formam o grid para o domingo não se traduzem em resultados na corrida, o que faz com que o brasileiro frequentemente termine atrás de Alonso.
Ainda assim, percebe-se uma condução mais relaxada de Felipe Massa depois que ele anunciou a sua saída da Ferrari. Pelo lado da Williams, o time passa por uma reestruturação parecida com a que a Mercedes fez no final do ano passado para o início deste e que alçou o time da briga pelo quarto lugar no campeonato e uma vitória aqui e outra ali para a briga pelo vice-campeonato, poles mais constantes e três vitórias nesta temporada. Acredito que a Williams tenha uma evolução bem parecida com a da Mercedes, mas não acredito que o brasileiro possa esperar algo como o que aconteceu com a Brawn em 2009. Neste caso a situação era outra e envolvia outras "condições"que ajudaram as viúvas da Honda chegar ao campeonato em um curto espaço de tempo.
Se Felipe Massa conseguir correr da mesma forma que encerrou a temporada passada e está encerrando esta será muito bom para os dois lados, já que Bottas também demonstrou ser um bom piloto com o carro ruim da Williams, muito melhor que Pastor Maldonado durante boa parte da temporada. A questão é se o time terá como desenvolver o carro durante a temporada e evitar o que aconteceu na temporada passada em que tinha um bom carro no início do ano, mas não conseguiu acompanhar as adversárias e estagnou no pelotão do meio do grid.
Apesar de algumas ressalvas, tenho a sensação que parceria Massa/Williams pode dar mais certo do que se pensa, mas dizer que o brasileiro chegará conquistando vitórias e o título logo de cara é um tanto quanto utópico, acho que uma frequência maior na zona de pontos será mais possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário