15 março 2014

F1 2014 – GP da Austrália (1)

Começou a temporada de 2014, o ano em que as várias mudanças podem mudar vários patamares e referências estabelecidas nos últimos anos. Na Austrália, os times irão mostrar pela primeira vez quais são as reais relações de força e finalmente veremos quais são os favoritos e os azarões.

Por enquanto boa parte da relação de força estabelecida na pré-temporada segue da mesma forma, com os motores Mercedes a frente e, agora, os motores Ferrari vendo a chegada dos Renault.

Entre as equipes, Mercedes e Williams seguem na ponta com a McLaren logo atrás. Ferrari e Red Bull, por incrível que pareça, seguem próximas brigando por posições dentro do Top 10.

Comissário convidado
Para a abertura do campeonato, a FIA chamou um velho conhecido: o italiano Emanuele Pirro. Esta será a 11ª participação de Pirro, como comissário convidado desde o sistema foi implementado em 2010. Agora o italiano é o piloto/ex-piloto que mais exerceu esta função. Emanuele Pirro já esteve presente nos seguintes GPs: Alemanha (2013), Coreia do Sul (2013), Japão (2013), China (2011/2012), Bahrein (2012), Europa (Valência 2012), Itália (2012), Malásia (2011) e Abu Dhabi (2010).

Punições
Todos os pilotos começam sem punições, mas nesta temporada será introduzido o sistema de pontuação para punições, algo semelhante com o sistema de pontos na carteira adotado pelo Código de Trânsito Brasileiro. No caso da Fórmula 1, se um piloto acumular 12 pontos ou mais será suspenso da corrida seguinte. Os pontos ainda permanecem "na carteira" durante os 12 meses seguintes a infração.

DRS
Mais uma vez o GP da Austrália terá duas zonas de ativação do DRS. O primeiro está colocado na reta principal e o segundo está na reta entre as curvas dois e três do traçado do Albert Park. O ponto de detecção da diferença está colocado pouco antes da curva 14, três curvas antes da reta principal.

Temperatura
Na sexta-feira, o tempo seguiu firme com sol e céu azul, assim como a manhã deste sábado, mas para o horário da classificação é esperada chuva. Para a corrida neste domingo, o tempo voltaria a ficar bom e a corrida tem previsão de pista seca e sol.

Pneus
Com pneus mais pesados que os da última temporada, a Pirelli resolveu adotar uma postura que proteja a marca e voltou a fabricar compostos mais duros para evitar cenas como a do GP da Inglaterra do ano passado. Para a corrida deste final de semana, a montadora italiana levou os compostos macios e médios, diferenciando dos supermacios e médios de 2013. Lembrando que assim como na última temporada, os compostos médios são a referência de desgaste para a Pirelli.

Agenda
A abertura é no meio da madrugada. Confira os horários:
Treino Livre 01 – Quinta-feira – 22h30;
Treino Livre 02 – Sexta-feira – 02h30;
Treino Livre 03 – Sábado – 00h;
Classificação – Sábado – 03h;
Corrida – Domingo – 03h.

Nenhum comentário: