18 março 2014

F1 2014 – GP da Austrália (2) – Domínio alemão

Sutton/GP Update
Rosberg não tomou conhecimento dos adversários e venceu de ponta a ponta o GP da Austrália
Ficou muito claro que o melhor motor é o Mercedes após o GP da Austrália, amplamente dominado por Nico Rosberg e sua Mercedes #6. Com um ritmo muito superior ao dos rivais da Red Bull e da McLaren, Rosberg poderia ser ameaçado pelas Williams, mas os carros do time de Frank e Claire Williams foram vítimas de contratempos que tiraram a possibilidade de pódio e vitória na terra do canguru.

Nico Rosberg largou muito bem, passou Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo antes da primeira curva para logo começar o passeio em Melbourne. Mais atrás, Felipe Massa era atingido por Kamui Kobayashi. O acidente encerrou a corrida dos dois, mas o japonês voador não foi punido porque foi descoberto um problema no freio da Caterham de Koba que causou a batida prematura.

Na partida, Hamilton e Sebastian Vettel sofriam com falta de potência e despencavam na classificação da corrida e abandonaram a corrida bem cedo, Hamilton na volta quatro e Vettel na volta cinco.

Enquanto isso, os companheiros dos dois faziam bonito na ponta da corrida. Rosberg mal apareceu na transmissão da TV de tão rápido que estava e Ricciardo sempre aguentando a pressão de Kevin Magnussen com uma McLaren muito bem acertada. No final, o australiano que terminou em segundo na pista, foi desclassificado porque a equipe não cumpriu com o Fluxo de Combustível de 100 kg. Melhor para a McLaren que viu Magnussen herdar o segundo lugar e Jenson Button um justíssimo terceiro lugar. Deste jeito os motores Mercedes cravaram uma trinca logo de cara.

O melhor carro sem Mercedes foi a Ferrari de Fernando Alonso seguido por Valtteri Bottas, Nico Hülkenberg, Kimi Raikkonen, Jean-Éric Vergne, Daniil Kvyat e Sergio Pérez.

Aliás, Bottas fez uma corrida de altos e baixos. Largando de 15º, o finlandês seguia fazendo ultrapassagem atrás de ultrapassagem e quando já ocupava o sexto lugar, exagerou na saída de uma curva e bateu a roda traseira no muro. Com um pneu furado, Bottas teve que trocar o pneu e despencou na corrida. Mesmo assim, o finlandês da Williams contou com a sorte, já que os pedaços de roda e o pneu furado que ficaram na pista chamaram o safety car. Daí foi recomeçar o trabalho anterior até o sexto lugar pista, e quinto com a desclassificação de Ricciardo.

Outro que merece destaque por aqui é o russo Daniil Kvyat. O piloto de 19 anos tornou-se o mais jovem a marcar pontos na Fórmula 1. O piloto da Toro Rosso quebrou o recorde que era de Sebastian Vettel. O atual tetracampeão marcou seus primeiros pontos na Fórmula 1 quando tinha 19 anos 11 meses e 14 dias no GP dos EUA de 2007 pela BMW Sauber, Kvyat marcou os seus primeiros pontos com 19 anos 10 meses e 18 dias neste último domingo, durante o GP da Austrália. Chegou chegando o russo.

Daniel Ricciardo foi desclassificado após a corrida
Campeonato segue para a Malásia, onde a Williams e Felipe Massa buscam um resultado bem melhor que o da Austrália e onde a Red Bull, que mostrou ter um bom chassi, procura corrigir os erros que causaram o abando e a desclassificação da abertura do campeonato.

Próxima Corrida: GP da Malásia, em Sepang, entre os dias 28 e 30 de março.

Nenhum comentário: