Hamilton dominou e venceu o GP da Malásia |
A Red Bull faria algo parecido com seus dois carros, faria! Sebastian Vettel andou melhor do que se esperava e terminou em terceiro, já Daniel Ricciardo também mantinha bom ritmo até a parada desastrada na volta 41. Todo o problema gerado pela não fixação da roda dianteira esquerda ainda gerou um segundo problema e depois o abandono da corrida. De quebra, Ricciardo irá perder 10 posições no grid de largada do GP do Bahrein neste próximo final de semana.
Quem agradeceu a trapalhada da Red Bull foi o santo Fernando Alonso. Chamo Alonso de santo porque o espanhol tem feito verdadeiros milagres com esta Ferrari. Fica claro quem em uma volta rápida em treino ou classificação o F14T até consegue acompanhar os carros empurrados pelas unidades de força da Mercedes, mas na corrida a história é diferente. A diferença de velocidade entre as unidades de força da Mercedes e da Ferrari ganha mais força e o fator estabilidade/constância do piloto faz muita diferença. Está certo que Kimi Raikkonen foi prejudicado por Kevin Magnussen nas primeiras voltas da corrida, mas Alonso foi fundamental para os dois quartos lugares conquistados pela montadora do Cavallino Rampante. Sem dúvida, Alonso é o melhor piloto da Fórmula 1 na atualidade e ele mostra isso com os bons resultados conquistados com um carro que não é tão bom assim.
Nico Hülkenberg terminou em quinto sem fazer nada demais, ele se utilizou do fator "Mercedes" para andar rápido, mas ainda tomou um passão de Alonso nas voltas finais. Em sexto, Jenson Button sofreu para segurar as Williams dentro de uma McLaren que parecia ser mais promissora antes da temporada começar. Está certo que o time completou o pódio na Austrália, mas não tinha tanta razão para perder tanto desempenho em duas semanas. A única explicação é a falta de um bom acerto para a pista.
Logo atrás de Button, veio a polêmica do GP da Malásia deste ano. Se em 2013 a polêmica de disputa entre pilotos de uma mesma equipe foi motivada pela Red Bull, em 2014 foi motivada pela Williams. Felipe Massa ignorou a ordem da Williams para abrir caminho para Valtteri Bottas e manteve o sétimo lugar, para chateação do finlandês e alegria dos torcedores brasileiros. Não é a primeira vez que o brasileiro faz isso, na época de Sauber não foram poucas as vezes que Massa ignorou as ordens do time para ajudar Raikkonen ou Nick Heidfeld, nem Michael Schumacher escapou da teimosia do brasileiro no GP da Turquia de 2007, mesmo assim, todos lembram do episódio do GP da Alemanha em 2010. Acho que Massa fez o certo e se impôs, algo que tem que ser feito na Fórmula 1.
O campeonato da Fórmula 1 segue para a primeira corrida noturna do calendário, agora é o Bahrein que irá fazer uma corrida à noite, no próximo final de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário