22 maio 2014

F1 2014 – GP de Mônaco (1)

Clique na imagem para ampliar
"Essa é a hora!" É isso que todas as dez equipes e seus vinte pilotos pensam, e nutrem esperanças, contra a Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Se existe neste momento um local para derrotas as novas flechas de prata, este local é Mônaco. A pista mais charmosa do calendário é também a mais traiçoeira e qualquer erro pode custar caro, em qualquer um dos treinos, na classificação e até na corrida. Por outro lado, lá o domínio dos carros prateados pode ficar mais evidente e o sabão que o time está passando na concorrência pode ser maior em Monte Carlo.

As equipes adversárias apostam suas fichas nesta corrida porque a pista apertada e a dificuldade que o traçado oferece encurtam a diferença de desempenho. Eu acredito que um passeio como o de Ayrton Senna em 1988 possa acontecer outra vez. O tricampeão ficou estampado no muro na parte final daquela corrida ao receber o pedido de Ron Dennis para diminuir o ritmo. A vitória daquela corrida, tamanho era o domínio da McLaren, ficou com Alain Prost. Eu acredito na quinta dobradinha consecutiva da Mercedes neste GP de Mônaco e provavelmente com outra vitória de Lewis Hamilton.

Comissário convidado
O inglês Derek Warwick fará a sua segunda participação nesta temporada no cargo de Comissário Convidado, antes ele esteve presente no GP do Bahrein, e voltará a se tornar o ex-piloto com o maior número de atuações neste cargo desde que a função foi criada em 2010. Esta será a participação de número 12 de Warwick. Para quem não se recorda, o inglês estava no grupo que puniu Adrian Sutil após a classificação do terceiro GP do ano, Jules Bianchi com dois pontos na carteira por um toque com Sutil e o venezuelano Pastor Maldonado após a corrida em que fez Esteban Gutiérrez capotar no final da reta dos boxes. Ainda no mesmo final de semana, o grupo de comissários deu a primeira repremenda para Nico Rosberg por atrapalhar Sergio Pérez durante um dos treinos livres.

Punições
Coincidência ou não, Pastor Maldonado ainda segue pagando a punição recebida no Bahrein. Uma das três punições que o venezuelano recebeu no Bahrein era o acréscimo de cinco posições no grid da próxima corrida, como o venezuelano partiu do último lugar na China e descontou apenas uma posição na Espanha, ele ainda tem quatro de débito para Mônaco. Jean-Éric Vergne é outro que terá posições acrescidas no grid em sua classificação. O francês também não conseguiu cumprir as dez que recebeu pela Toro Rosso o ter liberado com uma das rodas de seu carro solta durante o segundo treino livres do GP da Espanha.

DRS
Como em 2013, a zona de utilização da asa traseira móvel está colocada na "reta" principal de Monte Carlo. A detecção da diferença entre os carros será feita entre o segundo "S" da piscina e a La Rascasse. Lembrando que o carro que tenta a ultrapassagem só terá a permissão de usar o DRS quando estiver com uma diferença inferior à um segundo do carro da frente.

Temperatura
A previsão do tempo da categoria aponta chuva para a quinta-feira, sol no sábado e no domingo. As temperaturas irão variar entre os 14 graus Celsius no sábado e os 22 na sexta-feira e no domingo.

Pneus
A Pirelli segue a mesma programação executada em 2013. A montadora italiana levará para Mônaco os seus compostos mais macios devido ao baixo desgaste proporcionado pelo asfalto monegasco. Assim, cada piloto terá à disposição cinco jogos de pneus supermacios, seis de macios e, os de cada final de semana, quatro de pneus intermediários e três de chuva.

Agenda
A corrida em Mônaco sempre segue uma programação diferente de todo a temporada com atividades na quinta-feira, folga na sexta e retorno no sábado com a corrida no domingo. Confira:
Treino Livre 01 – Quinta-feira – 05h;
Treino Livre 02 – Quinta-feira – 09h;
Treino Livre 03 – Sábado – 06h;
Classificação – Sábado – 09h;
Corrida – Domingo – 09h.

Nenhum comentário: