21 junho 2014

F1 2014 – GP da Áustria (1)

Depois de 11 anos a Fórmula 1 retorna para Spielberg e para a Áustria. Um traçado sempre muito rápido e desafiador para os pilotos. Neste meio tempo o Autódromo deixou de ser chamado como A1 Ring, foi comprado pela Red Bull e tornou-se o Red Bull Ring. Aos poucos a pista foi retornando aos calendários das principais categorias do automobilismo mundial, um exemplo é o DTM que segue para o quarto ano consecutivo com etapas no traçado austríaco.

A Fórmula 1 se despediu do traçado em 2003, mas já ensaiava um retorno muito antes deste ano, sempre como tentativa de substituição de algum GP do calendário, mas nenhuma tentativa passou da especulação.

Comissário convidado
Para o retorno da Áustria à Fórmula 1 a FIA chamou um dos Comissários que ainda é piloto em atividade. O nome escolhido foi o do dinamarquês Tom Kristensen, piloto da Audi no WEC e nove vezes campeão das 24 Horas de Le Mans, figura extremamente experiente no automobilismo internacional e no cargo de Comissário Convidado, essa será a sétima participação do dinamarquês neste posto.

Punições
Dois pilotos começaram o final de semana com punições recebidas ainda na última corrida, o GP do Canadá, ambas por causarem acidentes. Max Chilton por causar um acidente com o companheiro de equipe, o francês Jules Bianchi, ainda na primeira volta da corrida do Canadá e com isso irá perder três posições no grid. O caso de Sergio Pérez é o do final da última corrida e que envolveu o brasileiro Felipe Massa. O mexicano chegou a pedir uma revisão da punição neste final de semana, mas os comissários do GP da Áustria concordaram com a decisão tomada no Canadá e a punição de perder cinco posições no grid ficou mantida.

DRS
Duas zonas foram definidas para o retorno da Fórmula 1 para Spielberg. A primeira fica colocada na reta oposta do traçado com o ponto de detecção colocado antes da zona de frenagem da maior reta do circuito. A segunda zona de ativação da asa traseira está colocada na reta principal com o ponto de detecção colocado antes da curva que leva os carros para a reta dos boxes do Red Bull Ring.

Pneus
Pela terceira corrida consecutiva a Pirelli escolheu os seus compostos mais macios para serem usados durante o final de semana. A montadora italiana escolheu os pneus supermacios e macios para os GP de Mônaco e do Canadá e repete a escolha para a Áustria. A escolha da Pirelli permite uma estratégia parecida com a do GP do Canadá, de duas paradas. A diferença é que diferente do Canadá, na Áustria a possibilidade de uma parada é um pouco mais remota.

Agenda
O final de semana já começou, mas como a corrida é na Europa o horário é o velho conhecido com a corrida às 09h da manhã no horário de Brasília:
Treino Livre 01 – Sexta-feira – 05h;
Treino Livre 02 – Sexta-feira – 09h;
Treino Livre 03 – Sábado – 05h;
Classificação – Sábado – 09h;
Corrida – Domingo – 09h.

Nenhum comentário: