06 junho 2014

GP do Canadá (1)

Daqui a pouco começa o final de semana do GP da Canadá, um GP que irá esclarecer ao publico e a imprensa a real situação na relação de amizade entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. A briga em Mônaco, ainda no sábado, mostrou que os ânimos não estão lá dos melhores entre a dupla da Mercedes.

Para Hamilton, esta é a chance de dar o troco e tentar reassumir a ponta da tabela na pista onde ele venceu a primeira corrida na Fórmula 1 e onde sempre andou muito bem. Para Rosberg, além de se consolidar na ponta do campeonato, o momento é o de tentar desestabilizar mentalmente o adversádio e ampliar a diferença.

Para mim, Hamilton irá dominar mais uma vez. O inglês sempre foi figura de peso em qualquer corrida desde a sua primeira participação em GP da Fórmula 1 em Montreal. Para se ter uma idéia, nos últimos dez anos foram nove corridas e três tiveram vitórias de Hamilton, todas pela McLaren.

Um ultimo ponto importante para a corrida é que os muros são muito próximos em boa parte da pista e quase sempre a presence do Safety Car se faz necessária. Como em Mônaco, usar a entrada do safety car na estratégia da corrida será determinante.

Comissário convidado
O comissário deste final de semana é o irlandês Derek Daly que disputou 49 corridas na Fórmula 1 e saiu da categoria em 1982. Um dos destaques da carreira de Daly foi o acidente que o piloto sofreu em Michigan, em 1984, quando corrida na ChampCar e que praticamente decretou o fim da carreira do irlandês. Na função de comissário, Daly só atuou uma vez lá em 2001 no GP da Itália daquele ano.

DRS
Seguindo a mesma linha do ano passado, a FIA definiu as duas retas do traçado de rua canadense para ativação do DRS. O sistema de detecção sera colocado apenas em um lugar, antes da curva 10, o grampo do circuito de Montreal.

Pneus
Como a corrida em Montreal também acontece em um traçado de rua, a Pirelli segue a mesma escolha feita para o GP de Mônaco e levou os pneus Supermacio e o Macio. O desgate previsto é parecido com o da corrida anterior, isso significa que a estratégia irá ficar entre uma e duas paradas.

Agenda
Lembrando que o fuso-horário do Canadá é completamente diferente da Europa, os horário das atividades são mais amigáveis com o horário brasileiro:
Treino Livre 01 – Sexta-feira – 11h;
Treino Livre 02 – Sexta-feira – 15h;
Treino Livre 03 – Sábado – 11h;
Classificação – Sábado – 14h;
Corrida – Domingo – 15h.

Nenhum comentário: