09 junho 2014

GP do Canadá (2) - Vitória de Ricciardo e o acidente de Massa

Sutton/GPUpdate
Com sorriso mais largo que o comum, Ricciardo subiu ao lugar mais alto do pódio
Olha, foi um corridão, como costuma ser em Montreal, mas desta vez por motivos diferentes. O quê antes era previsto como um duelo de dois carros ficou aberto e trouxe um novo vencedor: Daniel Ricciardo.

Para ser sincero, depois de estabelecido o domínio da Mercedes eu estava esperando o dia em que os carros prateados sofressem com algum tipo de problema que colocasse o as flechas de prata no mesmo patamar do restante do grid e esse dia foi ontem. Os problemas de freio de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, para mim, foram causados pela disputa entre os dois e ajudou o restante do grid a encostar neles. Bom, Hamilton abandonou, a situação parecia ser insustentável para ele. Já Rosberg, de alguma forma, se segurou como pode na pista. Melhor para ele que agora tem 22 pontos de vantagem para o companheiro no campeonato.

A Force India acertou na estratégia de uma parada e posicionou muito bem os seus carros na corrida até começarem a sofrer com os freios também. O maior erro ficou na cautela da Red Bull e da Williams. Está certo que é melhor garantir uns pontinhos do que sair sem nada, mas nenhum dos pilotos tem chance alguma na briga pelo campeonato e um arrojo “mais precoce” dos dois times poderia garantir algo mais, até para a segunda metade do campeonato. E olha que isso, no meu ponto de vista, é uma prática comum nas equipes da Fórmula 1, fora a Force India e Sauber, e me irrita um bocado.

Vamos lá! Por que Ricciardo não atacou antes se tinha mais carro? Ficou claro que o australiano ficou cozinhando uma ultrapassagem sobre Sergio Pérez, que estava sem DRS, por umas 15 voltas que, por outro lado, não tinha condições de passar Rosberg. Foi o australiano forçar um pouco que passou o mexicano. Logo em seguida foi a vez de Vettel. Mesmo demorando, Ricciardo ainda conseguiu uma grande ultrapassagem e vencer pela primeira vez na Fórmula 1. Grande corrida do australiano que segue colocando Vettel no bolso.

Sutton/GPUpdate
Massa sendo atendido após o acidente. A Williams poderia evitar o acidente do brasileiro?
Aí veio Felipe Massa e o acidente com Sergio Pérez. Agora é que vem elas. Pra mim, a Williams errou várias vezes com o brasileiro, principalmente na estratégia (vou tentar evitar o pachequismo), e esses erros indiretamente “seriam responsáveis” pelo acidente. Começou com o problema na primeira parada, a roda dianteira esquerda ficou presa e nessa foram cinco segundos. Ok! Coisa de corrida, mas nessa o brasileiro perdeu posições para Ricciardo (que provavelmente já perderia de qualquer forma), Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Daniil Kvyat e Jean-Éric Vergne. Esses três últimos foram ultrapassados com relativa facilidade.

A corrida seguia com Massa muito bem até aparecer no terceiro lugar, graças as paradas dos carros da frente. O brasileiro seguia sendo dois segundos mais rápido que Rosberg e Hamilton e descontando a vantagem até que a Mercedes resolveu fazer a segunda parada de seus carros e o brasileiro se encontrava em primeiro e com um ritmo melhor, mesmo com o composto mais velho. A lógica, mostrada pela Force India, era manter o brasileiro na pista ampliando a vantagem e com dois carros mais lentos fazendo a barreira para os que vinham em melhores condições. A Williams fez Massa parar pela segunda vez nos pits e retornar em sétimo.

Na minha cabeça, se a Williams arrisca e deixa Massa na pista a vitória seria do brasileiro. Faltou coragem para o time para arriscar uma estratégia não convencional e que havia sido provada pouco antes, já que Nico Hulkenberg havia andado metade da corrida com os compostos macios, os mesmos que Massa usava no momento. Nessa hora sou bem sincero que me desanimei com o conservadorismo inglês. Aqui o jornalista Victor Martins fala o mesmo.

Em seguida, Massa passou Hulkenberg e Bottas e encostou em Pérez, Ricciardo e Vettel. Aí aconteceu o que descrevi acima e o acidente entre o brasileiro o mexicano da Force India. Na hora, admito que esbravejei contra Massa, mas os replays me fizeram ficar em dúvida e horas depois a imagem aérea mostrou que Pérez mudou a trajetória. Hoje cedo, vi esse post de Renan do Couto sobre um velho hábito do mexicano. Pérez vai perder cinco posições no grid da próxima corrida.


Agora Hamilton terá que se virar para descontar a vantagem de 22 pontos para Rosberg. Talvez só com uma nova sequência de vitórias.

Próxima Corrida: GP da Áustria, em Spielberg, entre os dias 20 e 22 de junho.

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