15 junho 2014

WEC 2014 – 24 Horas de Le Mans – A 13ª vitória da Audi em Sarthe

Os alemães usaram toda a experiência em Le Mans para conquistar o 13º título da corrida francesa, o terceiro do trio formado por Bénoit Tréluyer (FRA), André Lotterer (ALE) e Marcel Fässler (SUI) que já haviam vencido a prova em 2011 e 2012.

Antes da corrida as apostas estavam voltadas para a Toyota, que tinha a pole da corrida e havia vencido as duas provas anteriores do WEC (Silverstone e Spa-Francorchamps). O ritmo dos carros era mais lento que os carros japoneses e os da "irmã" Porsche, tanto que a Audi colocou seus carros em quinto, sexto e sétimo, exatamente atrás dos carros das concorrentes.

A prova em si, foi extremamente brigada, exceto para o carro #7 da Toyota que disparou na ponta da corrida. De resto, era briga entre os três Audis, os dois Porsches e o outro Toyota. Logo no início da segunda hora, o Porsche #14 apresentou problemas e ficou parado por longos 15 minutos. No final desta segunda hora, a chuva deu o ar da graça e fez algumas vítimas, entre elas o Audi #3 e o Toyota #8. O Audi abandonou, já o Toyota se arrastou até os boxes e demorou pouco mais de 15 minutos com os reparos e retornou para a corrida com 5 voltas de atraso.

A corrida ai seguindo até que com 14 horas veio o principal momento da corrida e o problema que tirou o Toyota #7 da corrida. Por problemas elétricos os japoneses viram o carro que havia liderado toda a prova abandonar e acabar com o sonho de vitória e Sarthe. A ponta ficava com o Audi #2 seguido pelo Porsche #20 e o Audi #1 que faziam a batalha pelo segundo lugar.

Daí em diante a Audi precisava manter a ponta para vencer. O Audi #2 sofreu com alguns problemas e passou a brigar com o Porsche #20 e o Audi #1. No final da corrida foi a vez do Porsche #20 abandonar a prova e deixar o caminho aberto para a Audi.

No final, o Audi #2 [Marcel Fässler (SUI), André Lotterer (ALE) e Bénoit Tréluyer (FRA)] venceu seguido pelo Audi #1 [Lucas Di Grassi (BRA), Marc Gené (ESP) e Tom Kristensen (DIN)] e o Toyota #8 [Anthony Davidson (ING), Nicolas Lapierre (FRA) e Sébastien Buemi (SUI)] que se recuperou do acidente e terminou cinco voltas atrás do líder.

Na LMP2, vitória da Jota Sport que tinha um Zytek Z11SN - Nissan conduzido por Simon Dolan (ING), Harry Tincknell (ING) e Oliver Turvey (ING). Na GTE PRO, a Ferrari 458 Italia da AF Corse venceu com Gianmaria Bruni (ITA), Toni Vilander (FIN) e Giancarlo Fisichella (ITA). Para fechar, na GTE AM, vitória da Aston Martin com Vantage V8 conduzido por Kristian Poulsen (DIN), David Heinemeier-Hansson (DIN) e Nicki Thiim (DIN).

Confira os melhores momentos das 24 horas de Le Mans:
Hora 01 | Hora 02 | Hora 03 | Hora 04 | Hora 05 | Hora 06 | Hora 07 | Hora 08 | Hora 16 | Hora 17 | Hora 18 | Hora 19 | Hora 20 | Hora 21 | Hora 22 | Hora 23 | Hora 24

Confira a classificação do WEC após as 24 horas de Le Mans, em Sarthe, na França:

1) Anthony Davidson (ING) | Nicolas Lapierre (FRA) | Sébastien Buemi (SUI) – 80 pts;
2) André Lotterer (ALE) / Benoît Tréluyer (FRA) / Marcel Fässler (ALE) – 60 pts;
3) Lucas Di Grassi (BRA) | Tom Kristensen (DIN) – 54 pts;
4) Mathias Beche (SUI) | Nick Heidfeld (ALE) | Nicolas Prost (FRA) – 42 pts;
5) Marc Gené (ESP) – 36 pts;
6) Alexander Wurz (AUT) | Kazuki Nakajima (JAP) | Stéphane Sarrazin (FRA) – 35 pts;
7) Romain Dumas (FRA) | Neel Jani (SUI) | Marc Lieb (ALE) - 33 pts;
8) Sergey Zlobin (RUS) – 22,5 pts;
9) Anton Ladygin (RUS) – 17 pts;
10) Mika Salo (FIN) – 16 pts.

Nenhum comentário: