13 julho 2014

F-Indy 2014 – 300 milhas de Iowa – Hunter-Reay desbanca Ganassi e vence nas voltas finais

Divulgação Indycar Series
Hunter-Reay venceu em Iowa após trocar pneus nas voltas finais
O domínio inteiro da corrida foi da Ganassi em especial de Tony Kanaan, mas uma bandeira amarela mexeu com as relações no final da corrida. A Andretti apostou em uma troca de pneus durante a última bandeira amarela para que o ritmo fosse bem superior ao dos líderes com pneus velhos. A aposta deu certo e o que se viu nas 10 voltas finais foram os carros da Andretti engolindo todos os carros e quando restavam três voltas para o fim Ryan Hunter-Reay assumiu a ponta com uma ultrapassagem muito fácil em Kanaan.

Josef Newgarden, que seguiu a mesma estratégia da Andretti, terminou em segundo seguido por Tony Kanaan que repetiu o terceiro lugar da primeira corrida de Detroit. Hélio Castroneves que andou entre os primeiros durante boa parte da corrida se envolveu em um toque com Will Power nas voltas finais e despencou na classificação. Castroneves terminou em oitavo e Power em 14º, resultado que dá a liderança do campeonato para o brasileiro.

Não é a primeira vez que a Ganassi dá uma vacilada na estratégia no final da corrida. A bandeira amarela entrou quando os carros já tinham quase 80 voltas em bandeira verde, desgaste significante para o oval de Iowa que é um dos ovais que desgasta demais os pneus. Valeria a pena parar e andar com pneus novos nas voltas finais para arriscar a vitória já que o time não tem uma posição tão boa com seus pilotos no campeonato. A Andretti arriscou e recolocou Hunter-Reay na terceira colocação do campeonato, mas terá que tirar a desvantagem de 32 pontos para os carros da Penske.

Nenhum comentário: