18 julho 2014

F1 2014 - GP da Alemanha (1)

A Alemanha ainda segue em festa pelo Tetracampeonato Mundial de Futebol e vai receber a Fórmula 1 já neste final de semana e nesse ritmo festivo é que eles esperam que muito mais do que a Mercedes conquiste a corrida em casa (algo quase certo), é que o vencedor seja Nico Rosberg. O problema é que Lewis Hamilton vem embalado da vitória na casa dele, no GP da Inglaterra, e está louquinho para estragar essa festa.

Ainda assim, outras notícias movimentaram a categoria. Começando pela Caterham que segue com sua reformulação depois da troca de comando e nesta semana demitiu 40 funcionários. A notícia veio da BBC e logo foi confirmada pelo time. Ainda assim a promessa do time é continuar investindo no carro de 2014 e no carro para 2015. Pouco antes dessa notícia, o americano Alexander Rossi, então piloto do time na Fórmula 1 (ocupando o cargo de piloto testes) e na GP2 Series, pulou do barco chamado Caterham. Ainda no mesmo dia Rossi já estava ajeitado na Campos.

Uma notícia que movimentou todos os time foi a proibição da suspensão interligada, algo que boa parte dos times usava até o momento e foi introduzido pelos times há mais ou menos dois anos atrás. Isso aconteceu porquê neste momento a FIA entendeu que este sistema de suspensões interligadas é um dispositivo aerodinâmico móvel (fora o DRS), o quê vai contra a regra.

Comissário convidado
O nome que irá ocupar esta vaga já é um velho conhecido da Fórmula 1, mas não correu na categoria, mesmo assim não deixa de ter experiência de sobra. O dinamarquês Tom Kristensen irá ocupar o cargo de comissário pela oitava vez e além disso é o maior vencedor das 24 Horas de Le Mans com nove títulos, um campeonato da F3 Alemã, um campeonato da F3 Japonesa e outro campeonato da American Le Mans Series.

Punições
Esteban Gutiérrez chega com um punição na bagagem que veio da Inglaterra. Serão três posições perdidas no grid de largada da corrida por um toque em (por mais que seja difícil de acreditar) Pastor Maldonado. O venezuelano aparentemente não teve danos no carro, mas a manobra poderia ter causado um acidente mais grave. Restando poucas voltas para o fim do GP inglês Maldonado abandonou a corrida por problemas de exaustão do carro.

DRS
Mais uma vez serão duas zonas de ativação do sistema. O primeiro trecho terá o ponto de detecção instalado já na reta dos boxes pouco antes da curva 01 e entre a primeira e segunda curvas do traçado é que o sistema poderá ser usado pelos pilotos. O segundo ponto de detecção está colocado logo na curva 04 e poderá ser acionado logo em seguida percorrendo a curva 05 e terminando na zona de frenagem para a curva 06, o grampo do novo traçado de Hockenheim.

Temperatura
A categoria prevê uma sexta e um sábado de sol forte e temperaturas entre os 18º e os 33ºC. No domingo a situação muda e uma tempestade está prevista com variação térmica entre os 19º e os 28ºC.

Pneus
Pela quarta vez os compostos mais macios da Pirelli serão utilizados em conjunto. Antes a montadora italiana usou em três corridas consecutivas (Mônaco, Canadá e Áustria) os compostos supermacios e macios por acreditar no baixo desgaste das três pistas, situação confirmada nas três oportunidades, mas que me deixa com a pulga atrás da orelha para Hockenheim.

Agenda
A agenda para este GP da Alemanha sofreu uma alteração para quem acompanha as corridas aqui no Brasil. A Rede Globo irá transmitir apenas o Q3 no sábado, começando a transmissão às 9h48 da manhã, ficando a responsabilidade de transmitir a classificação completa e ao vivo para a SporTV. Para o domingo a corrida será transmitida por completo pela Rede Globo:
Treino Livre 01 – Sexta-feira – 05h;
Treino Livre 02 – Sexta-feira – 09h;
Treino Livre 03 – Sábado – 06h;
Classificação – Sábado – 09h;
Corrida – Domingo – 09h.

Nenhum comentário: