25 julho 2014

F1 2014 – GP da Hungria (1)

Clique na imagem para ampliar
Depois de quatro corridas em circuitos de altas velocidades a Fórmula 1 entrará em férias depois de correr no traçado que é o mais travado do calendário junto com Mônaco. Esta pista tem características tão parecidas com as do principado que os times usam pacotes aerodinâmicos parecidos (se não forem os mesmos) dos usados na prova de Monte Carlo. Hungaroring é assim! Não é raro ler/ouvir comentários pós-corrida usando o termo "Carrossel húngaro", tudo pela falta de ultrapassagens durante a corrida.

Nesta situação, tirando a Mercedes que está em outro nível, a Williams perde a vantagem de um chassi bom de retas e vê equipes como Ferrari, Red Bull, McLaren e Force India (principalmente as duas primeiras) ameaçarem o posto de segundo time, portanto, nada de ficar falando mal da Williams por ter um rendimento mais parecido com esses times nesta corrida.

Comissário convidado
Pela 12ª vez o italiano Emanuele Pirro será o Comissário Convidado de uma corrida. Curiosamente Pirro não havia participado em nenhum GP da Hungria. Antes foram um GP da Austrália (2014), um GP da Malásia (2011), dois GPs da China (2011 e 2012), um GP do Bahrein (2012), um GP da Europa (2012), um GP da Alemanha (2013), um GP da Itália (2012), um GP da Coreia do Sul (2013), um GP do Japão (2013) e um GP de Abu Dhabi (2010).

DRS
Novamente serão duas zonas de ativação da asa traseira para a corrida na Hungria. Os mesmos trechos do ano passado serão usados neste ano. O único ponto de detecção de diferença será colocado antes da última curva do circuito e a primeira zona de ativação do DRS está definida "instalada" na reta dos boxes. A segunda zona de ativação do DRS estará colocado entre as curvas 01 e 02 da pista magiar.

Temperatura
Assim como na Alemanha a previsão indica sol na sexta e no sábado e chuva para o domingo, isso não significa que as temperaturas serão mais baixas por isso. A mínima prevista para o final de semana é de 18ºC na sexta e a máxima é de 31ºC no sábado. Ainda assim acredito que o uso dos pneus não será uma tarefa fácil.

Pneus
A Pirelli não quer errar a mão e está levando para a Hungria os mesmos compostos Macios e Médios que foram usados no ano passado. A expectativa é que pelos compostos deste ano serem mais duros que os da última temporada a durabilidade seja maior, principalmente se o clima cooperar e as temperaturas não sejam tão altas quanto as esperadas.

Agenda
A programação do GP da Hungria é a mesma das outras corridas europeias. Para os brasileiros, a Rede Globo irá seguir o mesmo esquema de programação do final de semana na Alemanha, não transmitindo a Classificação por completo (tarefa do canal pago SporTV, assim como os treinos livres da sexta-feira e do sábado), começando apenas às 09h48 do sábado. No domingo, a transmissão começa perto das 09h:
Treino Livre 01 – Sexta-feira – 05h;
Treino Livre 02 – Sexta-feira – 09h;
Treino Livre 03 – Sábado – 06h;
Classificação – Sábado – 09h;
Corrida – Domingo – 09h.

Nenhum comentário: