23 julho 2014

Ignorância: Hennessey Venom GT

Reprodução
Momento em que o recorde de quase quatro anos do Bugatti Veyron Super Sport foi quebrado
Se tem um velha discussão do automobilismo em geral é a de qual é o carro mais rápido. Nesta briga existem várias “categorias” e uma delas é a dos carros de rua (crus, sem alterar o modelo que saiu da fábrica). Conforme houve a evolução tecnológica essas velocidades variaram de acordo com o modelo e o custo, é claro!

Em 2005 foi estabelecida com o Bugatti Veyron Super Sport uma velocidade de 267 mph (pouco mais de 427km/h) como a mais alta já atingida por uma carro de rua. Neste meio tempo a própria Bugatti (Na verdade a Volkswagen usou a montadora francesa para estabelecer parâmetros de velocidade e preço que não fossem alcançados tão facilmente) e a Hennessey (uma concorrente americana com modelos bem mais baratos e leves) tentaram quebrar a marca dos 430 km/h, mas nenhuma delas chegou a ser reconhecida pelo Guinness até 2010 quando o uma nova versão do Bugatti Veyron Super Sport aumentou a velocidade para as 271 mph (ou os 434 km/h). Ainda assim a briga continuou e em fevereiro de 2014 tivemos o último capítulo dessa novela (pelo menos por enquanto).

Foi em Fevereiro que o principal concorrente do Bugatti Veyron bateu a marca do carro francês. O americano Hennessey Venom GT, que usa a plataforma de um Lotus Exige e o motor V8 de 7,0 litros da Corvette, com dois turbos, que geram 1.244 cavalos de potência. Para atingir a velocidade necessária para a quebra do recorde foi usada uma pista de pouso da NASA na Flórida. O Venom GT atingiu as 270,49 mph (435,31 km/h). Confira:



Acredito que esta briga esteja bem longe do fim.

Nenhum comentário: