06 agosto 2014

Ignorância: Porsche 918 Spyder - Weissach Package

Reprodução

A Ignorância desta semana não é apenas um carro, aliás o carro já apareceu por aqui, mas um pacote que eleva qualquer nível de desempenho desta máquina para algo absurdo. É isso que a Porsche quer com o pacote de redução de peso para o 918 Spyder, atual detentor do recorde de tempo em Nürburgring (já que a McLaren não divulga o tempo do P1 e a Ferrari não se manifesta com a La Ferrari).



As unidades do 918 Spyder que receberem esse pacote de redução de peso da montadora vão perder 41 kg com a colocação de rodas de magnésio, freios de cerâmica, parafusos de titânio, a retirada de alguns itens do interior, a troca de material de algumas peças por fibra de carbono e inclusive a troca da pintura do carro. Falando nas cores, os proprietários terão duas opções de pintura neste pacote que a Porsche desenvolveu: uma da Martini (antiga patrocinadora da montadora em corridas) e outra da Salzburg Racing.

A montadora espera que o carro melhore o 0-100km/h de 6.9 segundos para 6.2 somente com os dois motores elétricos no comando do carro, tudo isso sem produzir emissão de gases. Usando toda a capacidade esse tempo do 0-100km/h é pulverizado para 2.6 segundos, 0-200km/h em 7.2 segundos e de 0-300km/h em 20 segundos.

Sendo um modelo híbrido (o Porsche 918 Spyder tem um V8 aspirado de 4,6 litros que pode trabalhar com dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira do carro), existe a preocupação com a emissão de CO2, por isso a Porsche fez de tudo para que o carro se adequasse as normas do “The New European Driving Cycle” (NEDC, uma normativa europeia para a emissão de gases e a fabricação de diversos tipos de carros) de consumo de combustível. Durante os testes com o Weissach Package, o 918 Spyder reduziu o consumo de combustível para 3 litros/100 km (sem o pacote é de 3,1 litros/ 100 km) e a emissão de CO2 caiu para 70g/km (contra 72g/km sem o pacote). O consumo de energia dos motores elétricos foi de 12.7 kWh/100km.

Uma coisa bem interessante sobre o 918 Spyder que eu não falei por aqui é que qualquer um dos três motores podem trabalhar sozinhos ou em conjunto, explicando melhor, o V8 pode trabalhar sozinho, com um ou os dois motores elétricos, que por sua vez também podem trabalhar sozinhos ou em dupla (sem o V8).

Nenhum comentário: