05 janeiro 2015

A Fórmula 1 para 2015 - Parte 01

Reprodução / YouTube / MERCEDES AMG PETRONAS

2015 já começou e em breve a agitação do novo campeonato estará nos noticiários. O final de janeiro vai marcar o início dos lançamentos dos carros, fevereiro todo será tomado pelos testes coletivos e em março o campeonato começa pra valer. Bom, aí vão alguns palpites antes de qualquer atividade ter acontecido. Dividi em três partes para não ficar muito longo, então, hoje, amanhã e quarta-feira vou falar do que eu espero para a Fórmula 1 em 2015. A ordem que eu escolhi para falar de cada equipe é a mesma do resultado final do Campeonato de Construtores da Fórmula 1 em 2014.

Mercedes
Pilotos: #44 Lewis Hamilton (ING), #6 Nico Rosberg (ALE) e Pascal Wehrlein (ALE);



Campeões de Construtores com uma das maiores vantagens da história da categoria, com os dois pilotos na briga pelo Campeonato de Pilotos, a Mercedes tem o desafio de se manter onde chegou em 2014. O final da última temporada mostrou que Red Bull e Williams chegaram perto, mas ainda não tem exatamente uma fórmula mágica para bater a Mercedes.

Uma situação que pode atrapalhar as Flechas-de-Prata é a tal brecha no regulamento de motores que a própria FIA divulgou na última sexta-feira. A distância para a Red Bull e Ferrari pode diminuir consideravelmente antes da primeira metade do campeonato. Ainda assim, mesmo que o modelo de 2015 seja uma mera evolução do F1 W05 Hybrid ele será um carro forte para a disputa dos títulos de Construtores e Pilotos mais uma vez.

Red Bull
Pilotos: #3 Daniel Ricciardo (AUS), #26 Daniil Kvyat (RUS) e Sébastien Buemi (SUI);
Facebook / Infiniti Red Bull Racing

Os touros vermelhos vem estremecidos de 2014 e, para colaborar, nesta temporada o time está sem Sebastian Vettel e Adrian Newey, figuras importantes na conquista do Tetracampeonato em sequência. Ainda com todos os problemas de 2014, uma coisa que se viu é que o chassi do RB10 era muito bom, ruim era a unidade de força que a Renault entregou para o time, mas este problema que deve ser resolvido com a brecha que citei antes. Outro ponto que deve ajudar é que o novo chassi deve ser construído pensando em refrigerar melhor a unidade de força francesa, situação que foi o maior problema dos touros vermelhos em 2014.

Uma situação que acredito que joga contra o time é a nova dupla de pilotos. Para mim, Daniel Ricciardo é uma escolha certa, mas Daniil Kvyat deveria ficar mais um ano na Toro Rosso e a promoção "natural" deveria vir para Jean-Éric Vergne. O francês em várias oportunidades foi um forte concorrente para Ricciardo na Toro Rosso e merecia todo o potêncial em um time grande e não amargar um cargo de reserva na Ferrari.

Williams
Pilotos: #19 Felipe Massa (BRA), #77 Valtteri Bottas (RUS) e Susie Wolff (ING);
Facebook / Williams F1 Team
Para mim, a Williams é o time que mais evoluiu durante o intervalo entre 2013 e 2014, mas o mais importante é que o time conseguiu dar sequência a evolução do FW36, situação que não aconteceu nos últimos anos no time de Grove. O melhor para Felipe Massa e Valtteri Bottas é que a Williams contratou durante e neste final de 2014 um corpo técnico tem de tudo para melhorar os pontos que eram fracos no FW36 e algumas questões táticas que foram determinantes em algumas corridas.

Eu espero que a Williams siga com a evolução apresentada e volte a brigar por vitórias. Junto com a Red Bull, o time de Grove é um dos principais candidatos a atrapalhar a Mercedes na tentativa de uma sequência de títulos.

Amanhã é dia de falar de Ferrari, McLaren e Force India.

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