29 janeiro 2015

Ar condicionado de cabeça

Reprodução / YouTube / NISMO TV

O calor em determinadas cidades do mundo é tão grande que o simples fato de andar na rua já se torna um exercício quase sobre-humano e com toda a certeza Dubai de longe está nesta lista.

Acontece que nesse último mês de janeiro aconteceu no Emirado as 24 horas de Dubai e aí imagina o piloto dentro de um carro quando a temperatura do ar é de pelo menos 25ºC (que pelo menos para o padrões de qualquer curitibano já é quente) e dentro do carro salta para constantes 40ºC ou mais, isso em dias amenos. Aqui no Brasil, por exemplo, não é raro ver corrida da Stock Car com os pilotos reclamando do forte calor que bate na casa do 50ºC dentro do carro.

Para deixar aliviar o calor dentro do carro a Nissan bolou um sistema de ar condicionado usando o ar que é induzido para dentro do cockpit. São três pontos de refrigeração que compõem este ar condicionado. Um está preso no topo do capacete para resfriar a cabeça, outro atrás do banco para resfriar as costas, banco e boa parte do corpo do piloto e o último é um cano que está colocado na lateral do banco de pode ser direcionado pelo piloto de acordo com a necessidade, dá conta dos braços, pernas e o peito.

Além de tudo que foi listado acima, o sistema de ar condicionado tem níveis de resfriamento e pode ser desligado pelo piloto já que à noite a temperatura do ar cai drasticamente. Confira:

Nenhum comentário: