26 janeiro 2015

Rali Dacar 2015 - Final

Reprodução / YouTube / Dakar
A paisagem é linda, mas pode ser o inferno de qualquer competidor


Há pouco mais de uma semana acabou a edição de 2015 do Rali Dacar. Nas motos, carros e quadriciclos houve a repetição de campeões de outros anos, apenas nos caminhões surgiu um novo campeão.

Motos
Nas motos, Joan Barreda Bort liderou o Dacar até onde a sua moto aguentou, no caso até a Maratona, o oitavo dia de Dacar, justamente quando a assistência era proíbida e qualquer reparo teria que ser feito pelo competidor. Marc Coma se aproveitou disso e assumiu a ponta do Dacar para não perder mais. O espanhol emendou a segunda vitória consecutiva e quinta da carreira. O pódio ficou completo com o português Paulo Gonçalves e o australiano Toby Price. Essa foi a 14ª vitória consecutiva da KTM no Dacar.

Destaque para a espanhola Laia Sanz que terminou em nono entre as motos. Grande resultado da moça de 29 anos.

Quadriciclos
Rafal Sonik dominou amplamente entre os quadriciclos e venceu com certa tranquilidade o Dacar em 2015. Foram quase três horas de vantagem para o argentino Jeremias González Ferioli e mais de três horas e meia para o boliviano Walter Nosiglia.

André Suguita tornou-se o primeiro brasileiro a terminar o Dacar entre os quadriciclos. Suguita terminou no décimo lugar com uma diferença de 22h21m14s para Sonik.

Carros
O príncipe do Catar foi "impiedoso", não deu chances para nenhum adversário e venceu com folga o Dacar pela segunda vez. Nasser Al-Attiyah venceu com uma folga de 35m34s para o sulafricano Giniel De Villiers e 1h32m01s para o polonês Krzysztof Holowczyc.

Caminhões
Um trifera da Kamaz não foi a única coisa a marcar o Dacar entre os caminhões. O russo Airat Mardeev venceu com a menor diferença deste ano no Dacar e conquistou o seu primeiro triunfo na prova off-road mais tradicional do automobilismo. A competição entre os caminhões foi bem apertada e a diferença de Mardeev para o compatriota Eduard Nikolaev foi apenas de 13m52s. O russo Andrey Karginov terminou em terceiro e com 51 minutos de desvantagem.

Nenhum comentário: