27 fevereiro 2015

Corrida por Londres

Reprodução / YouTube / Top Gear

O problema de locomoção nas grandes cidades não é nem um pouco novo. Nos últimos anos, não é raro ouvir o tema mobilidade urbana nos veículos de imprensa. O pessoal do Top Gear não deixou esse tema para trás e o tratou de forma muito bem humorada. Os apresentadores Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May junto com The Stig fizeram uma aposta em que os quatro deveriam sair da Kew Bridge, próxima do Aeroporto de Heathrow, até o London City Airport, um trecho de pelo menos 25km quase que beirando o Rio Tâmisa, segundo o Google Maps (me desculpem, mas nunca estive em Londres).

Cada um deveria cumprir o trajeto em um tipo de veículo de transporte. James May usou o carro (um Mercedes GL500), Richard Hammond usou uma bicicleta, The Stig "o péssimo" transporte público londrino e Jeremy Clarkson usou um barco (Cougar Sport Racing Boat), acontece que os barcos são um caso completamente diferente. Indo pelo rio Clarkson teria uma limitação de 9mph (aproximadamente 15km/h) em pelo menos um terço do trecho, depois a velocidade máxima aumenta e na parte final simplesmente não há limite de velocidade.

Quem você acha que chegou primeiro? Sou sincero que eu me surpreendi.



Nesses momentos que eu vejo que o Brasil está anos luz atrasado. Em uma cidade do porte de Londres você tem "N" formas de se locomover por longas distâncias (para mim um trecho acima de 20km dentro da cidade já considerável) e gastar pouco mais de uma hora. Fora o fato do rio ser navegável dentro da cidade, quantas cidades no Brasil tem esse possibilidade? Manaus e Rio Branco? Isso?

Por sinal, se alguém estiver pensando em fazer algo parecido aqui em Curitiba, eu topo (só não vou de barco, até porque não tem a menor condição)!

Nenhum comentário: