24 fevereiro 2015

Ferrari Conceito

Site Oficial da Ferrari

Durante o Carnaval a Ferrari aproveitou que haveria uma reunião da Comissão da F1 para apresentar esse conceito de Fórmula 1 como proposta de mudança da categoria para entrar em vigor em 2016. A Comissão acabou rejeitando a proposta e a Ferrari pode ficar com o conceito apenas no "papel".

Eu tenho dois pontos de vista desta situação. A rejeição da Comissão da F1 me parece medo de uma nova mudança que eleve demais os custos em um curto espaço de tempo. As Unidades de Força (V6 Turbo trabalhando com dois sistemas de recuperação de energia) fizeram os gastos das equipes subirem muito além do esperado e no meio deste caminho Caterham e Marussia fecharam, Sauber e Force India enfrentam uma crise financeira bem séria e no meio disso tudo a Manor (nome original da Marussia e que retorna com a saída da montadora russa) tenta levantar do túmulo para engordar o grid da categoria. Uma nova elevação de custos praticamente decretaria o fechamento de outras equipes no grid.

Site Oficial da Ferrari

Particularmente, uma nova mudança aerodinâmica não afetaria tanto o orçamento dos times quanto foi a troca de motores, mas qualquer elevação de custos da Fórmula 1, por menos que seja, nunca é tão pequena quanto parece. Por outro lado eu vejo como uma retomada do caminho que foi abandonado no final de 2008.

A proposta da Ferrari me pareceu como uma evolução dos carros da Fórmula 1 se a categoria não tivesse alterado as normas referentes a chassi e aerodinâmica no início de 2009. Eu acredito que mesmo seguindo uma evolução uniforme, como aconteceu de 2009 para cá, os carros não seria tão extravagantes quanto esse, mas ainda agradariam mais dos que nós vimos nas últimas temporadas, principalmente 2012 e 2014.

Gran Turismo
X2010 foi desenhado por Adrian Newey para o Gran Turismo 5
Hoje de manhã, o chefão da Ferrari, Maurizio Arrivabene, disse que seria interessante que as outras equipes pensassem em desenhos conceituais parecidos e que a Ferrari fez esse conceito para provocar a imaginação dos outros times da categoria. Como mostrou a ESPN européia, a Red Bull já fez algo parecido para os jogos do Gran Turismo com o Red Bull X2010 e seus derivados. O grande problema é que o X2010 usam conceitos descobertos em várias categorias pelo mundo e revolucionaram tanto o cenário dessas categorias que foram banidos, como carro-asa e o fan-car.

O carro em si não me agradou como um todo, mas para mim é bem mais simpático que os atuais. A frente segue a tendência que já aparecia em 2008, com uma frontal dupla bem robusta. O quê os desenhista da Ferrari pegaram do novo regulamento é o tamanho da asa dianteira, bem mais larga que a dos carros de 2008. As entradas de ar laterais são bem maiores e começam bem mais perto do eixo dianteiro. E aí chegamos na parte de trás do carro, que eu não curti.

O Santo Antônio não tem entrada de ar (achei isso bem estranho) formando uma asa no alto do carro, a tampa do motor é mais alta e parece otimizar o fluxo de ar para a traseira do carro. Essa parte traseira lembra demais o Dallara DW12 (carro da Indy desde 2012). A proteções da roda e a asa traseira formam uma peça única idêntica ao que se via na categoria norte-americana. A asa traseira é bem mais larga e baixa que as atuais, que eu também gosto mais.

Só acho que faltou um canopy (cockpit fechado, como nos aviões) nessa Ferrari e que já aparece no X2010 da Red Bull. Escrevendo esse post eu lembrei de um carro-conceito que Williams fez em 2003 e que tinha seis rodas.

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