15 março 2015

F1 2015 - GP da Austrália (3) - Hamilton começa o campeonato na frente

Facebook / MERCEDES AMG PETRONAS
Hamilton domina primeiro final de semana de 2015
Muito mais do mesmo que se viu em 2014. É assim que eu fico depois de assistir a abertura do campeonato da Fórmula 1 em Melbourne, na Austrália. O GP da Austrália foi chato pra caramba e só não foi uma procissão porque os carros de trás fizeram umas poucas ultrapassagens. Na ponta, uma corrida toda de Lewis Hamilton que fez o primeiro hat trick (vitória, pole e melhor volta) do ano com Nico Rosberg apenas fazendo ameaças, mas não houve disputa pelo primeiro lugar de fato.

Pelo pódio a Ferrari fez uma bela estratégia com Sebastian Vettel que ganhou a terceira posição de Felipe Massa no pit stop, de resto só troca de volta rápida aqui e outra ali. A Ferrari fazia duas boas estratégias, mas vacilou na segunda parada de Kimi Raikkonen. O finlandês saiu com uma roda solta (não chegou a cair, mas obrigou o dono #7 a deixar a corrida.

Boa corrida de Felipe Nasr. O brasileiro largou bem e ganhou várias posições, depois repetiu o desempenho na relargada e pulou para o quinto lugar. O brasiliense ainda disputou o lugar com Daniel Ricciardo, mas conseguiu se manter a frente do australiano e marcou os seus primeiros pontos na categoria.

Marcus Ericsson e Carlos Sainz Jr também marcaram os primeiros pontos na Fórmula 1, mas isso só dá para creditar aos poucos carros que largaram em Melbourne. Sem as Manor o grid caia para 18, com Valtteri Bottas fora (com dores nas costas) deixava com 17. Com o motor estourado de Kevin Magnussen e os problemas de câmbio de Daniil Kvyat, o número caiu para 15.

Twitter / Formula 1

O abismo entre a Mercedes e as demais equipes aumentou. Se o que aconteceu em Melbourne se repetir durante o ano, a Mercedes leva o campeonato de Construtores bem mais cedo que o ano passado. A Williams mais uma vez bobeou e perdeu um resultado melhor para uma Ferrari melhor e mais organizada. As duas brigarão pelo segundo lugar e uma vaciladas como as que os dois times cometeram hoje podem significar algo mais no final do ano.

A Red Bull segue com os problemas nos motores (entenda unidade de força) da Renault, situação que deixa o time atrás de Williams e Ferrari. A Sauber melhorou em tudo, precisa resolver o problema judicial. A Toro Rosso tem uma boa dupla, mas inconstante durante a corrida. A Force India está mal, não sei se consegue resolver os problemas durante a temporada.

A Lotus trocou o motor e continua zicada, com Pastor Maldonado batendo e um problema misterioso de Romain Grosjean, desse jeito o time deve figurar no final da tabela. A McLaren nem se fala. O carro, a unidade de força e todo o resto são um problema. Hoje Jenson Button se arrastava pela pista e virava, quase sempre, três ou quatro segundos mais lento que o líder.

Sinto em dizer, mas a Fórmula 1 está mais chata que no ano passado.

Nenhum comentário: