14 abril 2015

24 Hours of LeMons

Reprodução / YouTube / GoPro
Na prima pobre e reduzida das 24 horas de Le Mans, os investimentos com o carro não podem passar do U$500


Descobri essas corridas ao ver o vídeo acima produzido pela GoPro em uma das provas realizadas em Sonoma, na Califórnia. Primeiro, as "24 horas de LiMões" (traduzindo ao pé da letra) não tem 24 horas. As corridas tem a duração média de aproximadamente 2 horas. O calendário desse ano conta com 19 corridas divididas entre as seguintes regiões dos Estados Unidos: Leste, Oeste, Meio-Oeste, Golfo e Sul.

Segundo, nenhum custo total com o carro deve ultrapassar os U$500. Se liga no texto escrito no regulamento da competição: "Os carros não devem ser mais caros que U$500; Carros que 'custavam U$500' antes de você gastar U$2000 para arrumá-los não contam; Carros que você tem há mais de 20 anos e gastou mais de U$500 durante esse período não contam; 'Teria sido um carro de U$500 se já viesse com uma gaiola' não contam; Quinhetos dólares são malditos quinhentos dólares", então, eu acho que o carro não pode ser mais caro que U$500 e claro que o custo de manutenção (combustível, pneus, óleo etc) para correr está fora dessa conta.

Terceiro, por mais que seja um campeonato destinado puramente a diversão, não quer dizer que a segurança e a desportividade são deixados de lado. As regras básicas tanto de segurança quanto de desportividade são aplicadas nas 24 hours of LeMons, claro que o extra desse campeonato é a caracterização dos carros que correm nela. Tem gente que prende óculos gigante no teto, carrinho de supermercado, Darth Vader, entre outras das mais variadas.

Pelo jeito mesmo, o grande barato desse campeonato é a bagunça gerada por um bando de piloto que está ali para se divertir e com pouca experiência.

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