30 junho 2015

F-E 2014-15 - Londres - Nelsinho garante título da F-E

Twitter / FIAFormulaE (@FIAformulaE)
Nelsinho entrou para a história como o primeiro campeão da F-E


A Fórmula E não tinha melhor forma para encerrar a temporada inaugural do quê fez em Londres. A emoção da briga pelo caneco foi até o último momento. Nelsinho Piquet teve de tudo para perder o título no Battersea Park, mas reverteu muito bem a situação. Começando pelo sábado quando acabou terminando a corrida em quinto contra a vitória de Sébastien Buemi e o quarto lugar de Lucas Di Grassi - que também fez a melhor volta da corrida e conquistou mais dois pontos - e deixou o brasileiro em situação delicada para o domingo.

Para completar, na classificação da Corrida 2 os primeiros grupos que entraram pegaram a pista seca - caso de Buemi - e quem entrou depois pegou a pista molhada - caso de Nelsinho e Di Grassi. Pela dificuldade de ultrapassagem, o caneco estava mais perto de Buemi que dos brasileiros. Nelsinho fez uma bela largada, usou muito bem a estratégia, contou com o safety-car no momento certo, ultrapassou quem precisava e contou com a ajudinha de Bruno Senna que segurou Buemi nas voltas finais. Título merecido e que ajuda e muito a mostrar o real valor de Nelsinho Piquet no automobilismo mundial. É com toda a certeza uma prova do real valor do brasileiro que teve que recomeçar do zero depois do episódio de Cingapura 2008.

Destaque também para Buemi que disputa o segundo caneco em menos de um ano e para Di Grassi que foi um adversário muito forte. O piloto da Audi acabou saindo da briga com a desclassificação em Berlim, mas foi bravo na tentativa pelo campeonato.

Belo final de semana de Jérôme D'Ambrosio que garantiu dois segundos lugares, Sam Bird que venceu a corrida 2, Jean-Éric Vergne e Loic Duval que beliscaram um pódio cada.

Entre as equipes, a e.dams nunca deu muitas chances para as outras equipes. O time francês liderou a classificação desde o início e pouco foi ameaçado. Campeonato merecido e que veio com uma etapa de antecedência.

Agora, espero que o segundo campeonato seja tão bom quanto o primeiro. Serão oito construtores desenvolvendo "powertrains" (trens de força) e tenho curiosidade para ver o desempenho de alguns em especial. Vamos ver as novidades nos próximos meses.

Nenhum comentário: