24 junho 2015

Por quê punir Cacá?

Sou bem sincero que quando li a notícia no Motorsport Brasil na quarta-feira passada à noite achei que fosse uma piada de mal gosto. Não estava questionando a veracidade da notícia e nem a competência da equipe do site em questão, pelo contrário, a informação era tão absurda que só poderia ser piada. Infelizmente não é!

Cacá Bueno de fato foi punido com uma corrida de suspensão e multado por "xingar" - assim mesmo, entre aspas - a direção da CBA após a Corrida 1 da etapa de Ribeirão Preto, segunda do ano. A razão? Cacá Bueno venceu e não recebeu a bandeirada, só que ele era pressionado por Marcos Gomes que ao não ver a bandeirada tentou ultrapassar com a corrida finalizada. Para completar, a pista estava molhada, com carros batidos e abandonados pelo traçado (já que algumas situações aconteceram na última volta, perfeitamente compreensível para quem assistiu a corrida).

A bandeirada, por sua vez, não foi dada porque a mesma pessoa que deveria indicar a última volta era a mesma que deveria dar a bandeirada. A culpa não é da pessoa que executou e sim do órgão regulador, no caso a CBA, que não viu isso. A reclamação de Cacá Bueno aconteceu por medo de uma desclassificação por continuar disputando posição com a corrida encerrada. Medo justificado, eu mesmo vi isso acontecer em um treino da extinta GT3 Brasil aqui em Curitiba. No caso, o piloto deu uma volta a mais com o treino já encerrado, foi chamado até a torre e depois punido pela mesma CBA.

A punição de Cacá acabou vindo pelo que falou no rádio com a equipe quando soube que a corrida acabou e ele não recebeu a bandeirada. O carioca largou: "os caras são uns imbecis. Como sempre, a CBA é um bando de imbecis". Essa conversa foi revelada pela transmissão e possivelmente passaria despercebida se não fosse divulgada e a punição não aconteceria.

Eu só não entendo porque punir Cacá Bueno e não rever os procedimentos em um evento de rua, como foi o de Ribeirão Preto. Espero que a punição seja revista e retirada até a quinta-feira porque a próxima etapa da Stock Car acontece neste final de semana em Santa Cruz do Sul e Cacá Bueno é o vice-líder do campeonato. Seria um pecado o dono do carro #0 ficar de fora por algo que não foi responsabilidade dele.

Nenhum comentário: