14 junho 2015

WEC 2015 - 24 horas de Le Mans - Porsche chega a 17ª vitória com Hulkenberg, Tandy e Bamber

Twitter/FIA (@FIA)
Porsche #19 venceu e interrompeu o domínio da Audi em Le Mans


Clique na imagem para ampliar o Top 10 Geral da corrida
Digo que essa edição das 24 horas de Le Mans foi uma das melhores que eu acompanhei nos últimos anos. Se em 2014, Audi, Toyota e Porsche ficaram indefinidos até poucas horas antes da chegada, neste ano a briga foi bem mais apertada entre os carros da Audi e da Porsche.

Até depois do período de 12 horas de corrida, três carros ainda estavam na mesma volta e trocando posições de acordo com as paradas nos boxes. Nesse quesito, o consumo acabou sendo decisivo e a Porsche podia fazer pernas um pouco maiores que os da Audi. Conforme a prova foi avançando essa diferença entre uma parada e outra deu muita vantagem para a Porsche e principalmente o #19 de Nico Hülkenberg, Nicky Tandy e Earl Bamber. A briga do Porsche #19 até boa parte da corrida foi com o Audi #9 (de Marco Bonanomi, Filipe Albuquerque e René Rast) e o Audi #7 (de Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer). As coisas começaram a ficar mais fáceis para os maiores vencedores de Le Mans quando o dia amanheceu na França. O Audi #7 saiu da briga após problemas mecânicos e receber punições e o Audi #9, que era a maior ameaça ao Porsche #19, sofreu com problemas na direção do carro e saiu da briga.

Classificação da LMP1 (Clique para ampliar)
Com isso a vitória caiu no colo do Porsche #19, que foi seguido pelo Porsche #17 (de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard) e o Audi #7. Essa foi a 17ª da Porsche na história das 24 horas de Le Mans e a primeira de Hülkenberg, Bamber e Tandy nas primeiras participações de Hulk e Bamber.

Lucas Di Grassi terminou em quarto com o Audi #8 acompanhado por Loïc Duval e Oliver Jarvis. O carro do brasileiro saiu da briga nas primeiras horas após Jarvis bater em trecho de Slow Zone.

Sobre as japonesas Toyota e Nissan. Os Toyotas fizeram uma corrida bem discreta, mas terminaram a corrida. O Toyota #2 (de Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway) terminou em sexto e o Toyota #1 (de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima). A Nissan sofreu com seusu três carros e acabou terminando apenas com o #22 (de Harry Tincknell, Michael Krumm e Alex Buncombe).

Classificação da LMP2 (Clique para ampliar)
Na classe LMP2, vitória tranquila do carro Oreca 05 - Nissan #47 da KCMG, de Hong Kong, guiado por Matthew Howson, Richard Bradley e Nicolas Lapierre. O #47 liderou boa parte da corrida com folga e deu uma "vingancinha" para Lapierre que foi demitido sem muitas explicações da Toyota em 2014. #47 foi o nono na classificação geral. O brasileiro Pipo Derani completou a prova no G-Drive #28 (com Gustavo Yacaman e Ricardo Gonzalez) em quarto na classe.

Classificação da GTE Pro (Clique para ampliar)
Na classe GTE PRO, o único Corvette que largou foi o que venceu. Depois de várias batalhas, o #64 guiado por Oliver Gavin, Tommy Milner e Jordan Taylor cruzou a linha de chegada como o 17º no geral e o melhor da classe. O brasileiro Fernando Rees estava na briga pela vitória com o seu Aston Martin #99 (acompanhado por Alex MacDowall e Richie Stanaway) até que se envolveu em um toque com um carro da classe P2. Com isso o carro ficou muito tempo parado para reparos e perdeu pelo menos 17 voltas. O carro #99 terminou em sexto na classe.

Classificação da GTE Am (Clique para ampliar)
O fato mais curioso aconteceu na classe GT AM. O Aston Martin #98 liderava a classe até pouco menos de uma hora para o fim da prova, mas Paul Dalla Lana (que era acompanhado por Pedro Lamy e Mathias Lauda no #98) bateu ao passar pela primeira chicane no final da volta e abandonou a prova. A vitória caiu no colo da Ferrari #72, da russa SMP, guiada por Victor Shaytar, Andrea Bertolini e Aleksey Basov.

Nenhum comentário: