20 julho 2015

F-Indy 2015 - Iowa - Hunter-Reay vence, Montoya bate e muda cenário do campeonato

Site Oficial da IndyCar
Hunter-Reay venceu pela primeira vez em 2015 e repetiu a vitória do ano passado no oval de Iowa


Vitória interessante de Ryan Hunter-Reay no oval de Iowa - na verdade, o resultado da corrida deixou o campeonato bem interessante. O americano do carro #28 apareceu muito bem na parte final da corrida para comandar as voltas finais e vencer com relativa folga e conquistar a primeira vitória dele no ano e a segunda consecutiva no curto oval de Iowa.

Para o campeonato tudo ficou bem interessante porque logo nas primeiras voltas Juan Pablo Montoya estampou o muro após uma quebra de suspensão do Penske #2 e deixou o caminho aberto para os adversários descontarem a vantagem que o colombiano tinha. Scott Dixon, Hélio Castroneves, Tony Kanaan e Josef Newgarden comandaram os 2/3 iniciais de corrida e um a um foram abandonando a briga pela vitória.

Kanaan abandonou a corrida com problemas de motor, Dixon perdeu 36 voltas por um problema na suspensão traseira direita e Castroneves perdeu rendimento justamente quando Hunter-Reay cresceu na prova para terminar apenas em 11º. Newgarden teve que se contentar com o segundo lugar.

Mesmo abandonando, Montoya viu os adversários reduzirem a diferença, mas não como se esperava assim que o colombiano bateu, ou seja, houve prejuízo, mas não foi tão grande quanto se esperava.

O campeonato de pilotos tem a seguinte ordem no momento: Montoya (445 pts), Graham Rahal (403 pts), Dixon (397 pts), Castroneves (391 pts), Will Power (390 pts), Sébastien Bourdais (366 pts), Marco Andretti (358 pts), Josef Newgarden (352 pts), Tony Kanaan (324 pts) e Simon Pagenaud (294 pts), completando o Top 10.

Com - se não estou enganado - 212 pontos em disputa o campeonato ganhou um novo cenário após a etapa de Iowa. Montoya vai ter que queimar as gordurinhas para conquistar o bicampeonato. Do grupo que eu citei aí em cima, até o Josef Newgarden tem chance de azedar um pouco o angu do colombiano, mas com quem Montoya tem que se preocupar de fato é o grupo formado por Rahal, Dixon, Castroneves e Power.

O quarteto se mostrou osso duro durante a temporada e - principalmente o trio que fecha a lista - alguns destes pilotos já disputaram vários títulos nas últimas temporadas. Para colaborar, a agenda do campeonato está programada com corridas em Mid-Ohio (dia 02/08), Pocono (23/08) e Sonoma (30/08) - essa última valendo o dobro da pontuação.

Nenhum comentário: