06 julho 2015

WRC 2015 - Rali da Polônia - Ogier conquista a quinta vitória do ano

Facebook / WRC
Bibendum comemorando muito o pódio do Rali da Polônia com Latvala, Ogier, Tanak e seus navegadores



Chegamos a metade exata do Campeonato Mundial de Rali e eu acho que já temos um campeão. Por quê? Eu explico. Em sete etapas, cinco foram vencidas por Sébastian Ogier e o francês tem uma vantagem de 78 pontos para o piloto mais próximo dele no campeonato, mas isso eu vou deixar para um pouco mais tarde. Ogier até segurou o ritmo na sexta-feira, viu Ott Tanak surgir na ponta, mas até o final do dia o francês havia recuperado a ponta para não perder mais. O piloto da Volkswagen ainda terminou a etapa da Polônia com uma vantagem um pouco maior que 11 segundos e garantiu a quinta vitória do ano.

Tanak não surpreendeu apenas pela sexta-feira. O estoniano da Ford conseguiu manter um bom ritmo, mas ainda assim perdeu posições para Andreas Mikkelsen e Jari-Matti Latvala. Tanak salvou o pódio no último dia por manter o ritmo que vinha apresentando nos dias anteriores e pelo acidente de Latvala nos últimos estágios do Rali da Polônia. Bom resultado do estoniano.

Andreas Mikkelsen mais uma vez se aproveitou da superioridade do equipamento da Volks, passou Tanak e garantiu com tranquilidade o segundo lugar. O norueguês da Volkswagen tem feito o que ele pode e garantindo um sólido segundo lugar no campeonato na base da regularidade.

Três acidentes marcaram o final de semana de Rali da Polônia. O primeiro foi o de Kriss Meeke nos primeiros metros de shakedown. O inglês capotou diversas vezes após errar a entrada da primeira curva do estágio de verificação do equipamento. O carro estava seguro, afinal, piloto e navegador saíram ilesos. O mesmo aconteceu com Thierry Neuville e Jari-Matti Latvala que escaparam inteiros de seus acidentes no último dia de rali, o mesmo não pode ser dito dos carros. Neuville também capotou várias vezes, terminou com o carro com as rodas no chão e seguiu o estágio com uma bandeira presa ao eixo traseiro. Latvala perdeu o controle do Volks Polo WRC #2, acertou uma árvore e seguiu nos últimos estágios mesmo com o radiador danificado.

Quase que podemos entregar a taça para Ogier. O francês não cansa de ganhar, tem quase o dobro dos pontos de Andreas Mikkelsen - segundo no campeonato - e ainda estamos na metade do campeonato. Mesmo que Ogier apenas mantenha essa diferença de 78 pontos para Mikkelsen até o final do ano, ele pode ser campeão com duas ou três etapas de antecedência.

A próxima etapa do WRC é o Rali da Finlândia entre os dias 30 de julho e 02 de agosto.

Nenhum comentário: