23 agosto 2015

F1 2015 - GP da Bélgica - Hamilton vence a sexta do ano

Imagens: Twitter / Formula 1 (@F1)
Hamilton venceu de ponta a ponta o GP da Bélgica
É foi fácil! Lewis Hamilton só não liderou todas as voltas da corrida porque Nico Rosberg e Sebastian Vettel assumiram a ponta da corrida quando Hamilton parou nos pits. De resto, Hamilton sempre manteve a ponta com uma vantagem de segurança para o carro mais próximo, que hora foi Sergio Pérez, depois Sebastian Vettel e por último Nico Rosberg que fechou a corrida em segundo.

Falando em Rosberg, o alemão largou mal e teve que se recuperar nas primeiras voltas da corrida, mas só foi assumir a segunda posição na segunda metade da corrida. O dono #6 até reduziu a diferença para o companheiro de equipe, mas nunca ameaçou de fato o líder do campeonato e terminou com apenas dois segundos de diferença para Hamilton.

Pneu estourado que tirou o pódio de Sebastian Vettel
A briga que valeu a corrida mesmo foi a que definiu quem ocuparia o último degrau do pódio. Romain Grosjean aproveitou o Virtual Safety-Car para fazer a sua segunda parada da corrida enquanto Sebastian Vettel seguiu na pista com apenas uma parada. Grosjean aproveitou o pneu mais novo, ultrapassou Sergio Pérez e destroçou a diferença dele para Vettel. Quando estava pressionando o alemão, o pneu traseiro direito da Ferrari #5 não aguentou e explodiu tirando a chance de Vettel subir ao pódio mais uma vez.

A imagem mostra o erro da Williams, 3 pneus macios e 1 médio no carro de Bottas
Foi interessante ver a evolução dos motores Mercedes na Bélgica. Além da Mercedes que vive uma fase fantástica, Force India e Lotus cresceram demais em Spa-Francorchamps ao ponto de passarem a Williams e duelarem com a Ferrari. Falando na Williams, além do carro parecer andar para trás a equipe deu os seus vacilos e o mais grave deles foi colocar três pneus macios e um médio no carro de Valtteri Bottas após a primeira parada nos boxes. O finlandês recebeu um drive-trough, mas pode continuar na corrida com os pneus colocados de forma errada, no mínimo incoerente por parte da direção de prova. Felipe Massa apanhou, mas também bateu e terminou a corrida no mesmo sexto lugar que largou, Bottas penou um pouco mais e ainda terminou em nono.

Felipe Nasr segue numa zica. Na corrida em que a Sauber recebeu a nova versão do motor Marcus Ericsson terminou em 10º e o brasileiro em 11º. Depois da corrida, Nasr - que relatava problemas no amortecedor nos treinos - sofreu com problemas no freio na metade final da corrida.

No campeonato, Lewis Hamilton segue feliz da vida com uma vantagem de 28 pontos para Nico Rosberg. O alemão agora tem 39 pontos para Vettel, muito pelo revés do piloto da Ferrari em Spa neste domingo.

Entre os 10 melhores do campeonato, quem acabou se saindo melhor foram Felipe Massa, Daniil Kvyat e Romain Grosjean. Massa finalmente conseguiu ultrapassar Bottas e assumir o quinto lugar no campeonato, Kvyat passou Ricciardo e subiu para o 7º lugar e finalmente Grosjean entrou no Top 10 ao chegar aos 38 pontos e se colocar em nono.

A Fórmula 1 ruma para a Monza onde realiza o GP da Itália no dia 06 de setembro.

Nenhum comentário: