20 setembro 2015

F1 2015 - GP de Cingapura - Vettel vence pela 3ª vez na temporada e entra na briga do campeonato

Twitter / Formula 1 (@F1)
Vettel passou Senna e desbancou com folgas a Mercedes
"É nesse final de semana que Lewis Hamilton iguala a marca de Ayrton Senna"! Essa era a expectativa do GP de Cingapura, acontece que o calor, como na Malásia e na Hungria, avacalhou a vida da Mercedes e Ferrari e Red Bull deixaram as flechas de prata para trás. Quem se deu bem nessa foi Sebastian Vettel que aproveitou a oportunidade que recebeu.

O alemão foi implacável neste final de semana ao marcar a pole e determinar o ritmo que ele bem quis durante a corrida. Vettel administrou bem a corrida na cidade-estado e esteve longe de ser incomodado por qualquer adversário. Domínio absoluto! Agora o alemão da Ferrari entrou na briga pelo vice-campeonato com Rosberg, mas isso é assunto pra daqui a pouco. De quebra Vettel igualou a marca de vitórias Rosberg nesta temporada - 3 vitórias cada - e passou o número de vitórias de Ayrton Senna na história da categoria - Vettel 42 e Senna 41.

Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen fizeram o feijão com arroz e completaram o pódio. Os dois andaram quase sempre em um ritmo abaixo do apresentado por Vettel. Ricciardo ainda encostou em Vettel após a primeira parada, enquanto Vettel poupava pneus, mas logo ficou claro que o alemão estava administrando a vantagem e os calçados.

A dupla da Mercedes acabou relegada a briga pelas melhores posições fora do pódio. Lewis Hamilton e Nico Rosberg ainda passaram Daniil Kvyat na estratégia de parada na primeira rodada de pit stops e ficaram por aí. Hamilton sofreu com problema de falta de potência - o primeiro problema no carro do inglês neste ano - e "pediu pra sair". Rosberg se manteve em quarto e por ali terminou sem fazer nada de significativo e com uma desvantagem de 30 segundos para Vettel.

Twitter / Formula 1 (@F1)
O acidente de Massa e Hülkenberg na saída dos pits
Falando dos brazucas. Felipe Massa teve um baita azar nessa corrida. Estava bem depois de largar bem e se colocar atrás de Valtteri Bottas, em oitavo, mas na primeira parada a Williams foi mal e como nada é tão ruim que não possa piorar, Massa se viu em um acidente de corrida com Nico Hülkenberg. O alemão abandonou e foi considerado culpado pelo acidente - já começa o final de semana do Japão com uma punição de 3 posições no grid - e não ficou muito feliz. Para completar a farra, Massa ainda sofreu com problemas de câmbio e abandonou a corrida e perdeu o quarto lugar no campeonato para Raikkonen e Bottas.

Twitter / Formula 1 (@F1)
O homem que invadiu a pista e chamou o 2º SC da corrida
Felipe Nasr usou a estratégia que tem dado certo com essa Sauber que só anda para trás. O brasileiro aproveitou os problemas do adversários para ir conseguindo posições, mas uma parada poucas voltas antes do segundo safety car - causado por um homem que entrou na pista - tirou o brasileiro da zona de pontuação. Nasr ainda conseguiu se recuperar um pouco e voltou ao décimo lugar ao pressionar Romain Grosjean - já sem pneus - e o no erro do francês o brasileiro da Sauber passou.

A Toro Rosso pontuou com os dois carros, mas a corrida de Max Verstappen foi o maior destaque. O holandês ficou parado na largada, perdeu uma volta, conseguiu recuperar uma volta com o primeiro safey-car e voltou a briga. O garoto ainda largou um sonoro "NO!" no rádio ao receber o pedido para dar passagem ao companheiro na última volta da corrida e Verstappinho não deu a posição.

Twitter / Formula 1 (@F1)

Agora Hamilton tem 41 pontos de vantagem para Rosberg e 49 para Vettel. Para o ingles esse abandono até que não foi tão crítico quanto foi o quarto lugar de Rosberg com a vitória de Vettel. A briga pelo vice esquentou, mesmo com as próximas pistas sendo favoráveis a Mercedes.

Felipe Massa que despencou do quarto para o sexto lugar. Kimi Raikkonen agora está em quarto seguido por Bottas e Massa. Do finlandês para o brasileiro são dez pontos de diferença. Essa é um briga que vai se desenrolar até o fim da temporada.

A próxima corrida da Fórmula 1 é o GP do Japão já no próximo final de semana, dia 27, às 2h da manhã no horário de Brasília.

Nenhum comentário: